in

Kernel Linux 5.2 Introduz suporte ao firmware Open Sound da Intel

Com isso, o Kernel 5.2 deve trazer melhorias substanciais em relação ao som.

Desde a Conferência Embedded Linux em março de 2018, o Sound Open Firmware (SOF) foi anunciado pelo Gerente de tecnologia de código aberto da Intel, Imad Sousou. Os patches do kernel para este firmware de som de código aberto foram publicados logo depois. Agora, finalmente, o Kernel Linux 5.2 Introduz suporte ao firmware Open Sound da Intel. Isso após passar por várias rodadas de revisão pública de código.

O Sound Open Firmware da Intel é um kit de desenvolvimento de software e implementação de firmware DSP de código aberto. O firmware licenciado pelo BSD tem como objetivo ser independente de plataforma e arquitetura e agora também é apoiado pelo Google. Para aqueles que não estão familiarizados com o Sound Open Firmware ou que o esqueceram desde o anúncio do ano passado, o site do projeto é SOFProject.org, enquanto o código é hospedado no GitHub.

O que há de novo em relação ao Kernel Linux 5.2 Introduz suporte ao firmware Open Sound da Intel

 

O principal é que as mudanças no kernel do Linux para suportar o Sound Open Firmware foram mescladas para o Kernel 5.2. Este código introduz o suporte SOF core e utilitários do lado do kernel para gerenciar serviços DSP e E/S ALSA/ASoC. Levou várias rodadas de revisão pública de código no ano passado. Os bits do kernel chegam a mais de vinte mil linhas de código. Porém, agora está pronto para a adoção da linha principal.

Além da infra-estrutura básica “SOF”, há também o suporte ao dispositivo Intel que foi mesclado. Existe suporte da Intel para os equipamentos Baytrail, Cherrytrail, Broadwell, Apollolake, Cannonlake e DSP da Braswell com este código de kernel atual. 


O trabalho mesclado foi enviado como parte das atualizações de som para Linux 5.2. Esse pull também traz um novo suporte a hardware de estação de trabalho de áudio digital e outras melhorias no driver de som.

Muitas atualizações de drivers de mídia estão no Linux 5.2

Mauro Carvalho Chehab enviou as atualizações do subsistema de mídia para o kernel Linux 5.2 e que o novo trabalho já foi mesclado à linha principal. 

Existem várias atualizações de mídia empolgantes nesta rodada do Linux 5.2, incluindo:

  • Introdução da API do Media Device Allocator, que permite que vários drivers compartilhem um dispositivo de mídia. Esse longo trabalho de desenvolvimento deve resolver muitas complexidades em torno do hardware de mídia atual, onde geralmente há vários drivers envolvidos;
  • Suporte para o Allwinner H6 SoC com o driver de vídeo Cedrus;
  • Suporte para áudio USB no controlador de mídia;
  • Suporte ao decodificador sem estado dentro do driver “vicodec” do Virtual Codec;
  • Suporte para o Avermedia TD310 no driver DVB.

Mais detalhes sobre as atualizações de mídia do Linux 5.2 por meio desta solicitação pull, que já está no Linux Git master.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Mozilla usará tecnologia Microsoft para atualizar o Firefox

Mozilla atrasa lançamento do Firefox 67

administração-sistemas-linux-comandos-uteis

#5 – Administração de Sistemas Linux – Comandos úteis – Parte 1