in

Kernels LTS do Linux 4.19 e 5.4 serão suportados por 6 anos

Até então, o suporte duraria apenas 2 anos.

Lançado kernel linux 5.8 RC 4

Uma grande novidade acaba de chegar ao mundo Linux. Os Kernels LTS do Linux 4.19 e 5.4 agora serão suportados por 6 anos e não apenas dois, como anteriormente previsto. A surpresa foi anunciada por Greg Kroah-Hartman, principal desenvolvedor e mantenedor do Linux Kernel. Ele comunicou que estendeu oficialmente o suporte ao fim da vida útil (EOL) do kernel Linux LTS (Long-term Support) 4.19 e 5.4 de dois para seis anos.

Ele recentemente fez alterações na página oficial de lançamento do Kernel Linux a longo prazo e aumentou a EOL projetada em quatro anos. Isso significa que o kernel Linux 4.19 agora receberá bugs de backport e importantes correções de segurança até dezembro de 2024 e o kernel 5.4 até dezembro de 2025.

No entanto, esta não é necessariamente uma novidade. Isso já havia sido anunciado em 2018 pelo próprio mantenedor.

Kernels LTS do Linux 4.19 e 5.4 serão suportados por 6 anos

Se você não sabe, o kernel do Linux é lançado em duas categorias: Estável e Longo Prazo. A versão estável sai a cada 8-10 semanas. Portanto, você deve atualizar o kernel do sistema após o mesmo período. Por outro lado, o kernel LTS chega a cada dois anos e fornece segurança e correções de bugs pelos próximos dois anos.

No entanto, em 2017, Iliyan Malchev, do Google, no Linaro Connect 2017, anunciou o ciclo de vida atualizado do kernel LTS de dois para seis anos. A implementação começou com o Linux Kernel 4.4.

O mantenedor de uma versão do kernel do LTS é responsável por decidir o período de tempo do ciclo de vida do LTS. Assim, dias após o lançamento do mais recente kernel estável do Linux 5.7 , Greg, o atual mantenedor, aumentou o período de suporte do mais recente kernel LTS v5.4 e v4.19.

Suporte estendido a EOL para Linux Kernel 4.19 e 5.4

Qual versão do kernel do Linux devo usar?

Agora, existem seis kernels LTS que vêm com seis anos de suporte: 5.4, 4.19, 4.14, 4.9, 4.4 e 3.6. Então, se você quiser tentar, poderá usar qualquer uma dessas versões do kernel.

Kernels LTS do Linux 4.19 e 5.4 serão suportados por 6 anos
Kernels LTS

Entretanto, se você se sentir um pouco confuso ao escolher a versão correta do kernel, poderá ler o blog de Greg: “Que kernel estável devo usar?” Em resumo, ele sugere a versão estável mais recente para Laptop / Desktop, a versão estável ou LTS mais recente para servidor e a versão LTS mais recente para dispositivos embarcados que você pode experimentar.

Você também pode preferir distribuições Linux baseadas na comunidade, como Arch ou Fedora, que atualizam constantemente o Kernel. Ou então, você pode escolher distribuições Linux como Ubuntu ou Debian que forneçam o kernel mais estável, em vez do mais recente.

Fossbytes

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.