in

Lançado SparkyLinux 2020.06

Sistema tem como base o Debian 11.

O SparkyLinux 2020.06 acaba de ser lançado como o instantâneo de junho de 2020. Ele faz parte da série SparkyLinux 2020 e tem como base o próximo sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”. Portanto, está sincronizado com os repositórios Debian Testing do último dia 5 de junho, onde o desenvolvimento do Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” acontece.

Assim, o novo SparkyLinux 2020.06 está aqui para apresentar novas ferramentas, um novo kernel e várias outras melhorias. Primeiro, o SparkyLinux 2020.06 é fornecido com o kernel Linux 5.6.14, que oferece melhor suporte de hardware em comparação com o lançamento do mês passado no SparkyLinux 2020.05. Além disso, parece que os usuários também poderão instalar a série mais recente do kernel Linux 5.7 a partir dos repositórios instáveis do SparkyLinux.

Além disso, o Advanced Installer do SparkyLinux recebeu alguns recursos muito interessantes, incluindo suporte a LVM, além de particionamento e criptografia automáticos de disco. No entanto, parece que esses recursos estão atualmente disponíveis na versão de desenvolvimento do instalador, portanto são experimentais por enquanto.

Lançado SparkyLinux 2020.06

Lançado SparkyLinux 2020.06

Entretanto, lembre-se que esta é uma versão de desenvolvimento do Debian 11 e se houver algum problema no seu computador pessoal, ele pode ser relatado aos desenvolvedores.

O Calamares também foi atualizado nesta versão, para a versão 3.2.24. Conforme solicitado por muitos usuários, esta versão altera a força da senha do usuário para apenas um dígito. No entanto, é altamente recomendável que você use uma senha mais forte se o SparkyLinux for o seu sistema operacional principal.

A seleção do software também recebeu alguns ajustes. Por exemplo, o navegador Epiphany do GNOME substitui o Otter Browser na edição MinimalGUI, o instalador de pacotes Gdebi substitui o DEBiTool em todas as edições e há um novo aplicativo chamado RadioStation, que é um fork do Radiotray.

OUTRAS MUDANÇAS

O SparkyLinux 2020.06 adiciona o LXAppearance, a opção de tema do LXDE, o Openbox Noir, uma versão sombria do gerenciador de janelas Openbox, na edição MinimalGUI. O Openbox Noir é opcional e pode ser instalado via APTus.

Alguns dos aplicativos de código aberto mais recentes também estão incluídos, como o navegador Mozilla Firefox 77.0, o cliente de notícias e e-mail Mozilla Thunderbird 68.8.1 e o pacote de escritório LibreOffice 6.4.4.2.

O SparkyLinux 2020.06 está disponível nas edições Xfce, MATE, LXQt, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto) apenas para arquiteturas de 64 bits (x86_64 / amd64). Você pode baixá-lo agora mesmo no site oficial.

Se você já usa a série SparkyLinux 2020, pode atualizar para esta nova versão de duas formas

  • usando o utilitário gráfico Sparky Upgrade;
  • ou pela linha de comando executando os comandos:

sudo apt update && sudo apt full-upgrade