O Librem 5 o primeiro smartphone a executar o PureOS, um sistema baseado no Debian GNU/Linux tem seu lançamento adiado. Para aqueles que não estão por dentro, o Librem 5 esta sendo fabricado pela Purism, uma empresa muito conhecida por montar computadores e comercializá-los tão somente com o GNU/Linux ao redor do mundo e agora resolveu estender o mercado entrando no mundo dos smartphones, e claro, o Librem 5 já é um dos lançamentos muito aguardado.
A ideia do Librem 5 é oferecer ao usuário o controle total sobre seus dados, o foco é de fato na segurança, o que não ocorre atualmente nos smartphones atuais. Foi divulgado pela Purism que o Librem 5 seria lançado em janeiro de 2019, mas agora é preciso de um tempinho maior, alguns problemas que envolvem a vida útil da bateria do dispositivo resultaram em um atraso.
Durante os testes, dois bugs foram descobertos no CPU do Librem 5, fabricado pela NXP, que afeta o gerenciamento de energia e o consumo de energia, disse a Purism.
Como pode-se observar, a ideia realmente é ter um smartphone sólido e que não cause dor de cabeça a quem adquirir, deste modo, o Librem 5 deve ser lançado em abril de 2019 e não mais em janeiro. Não foi divulgado quando o smartphone será disponibilizado para lojas, essa primeira remessa será enviada para aqueles que encomendaram da pré-venda. O preço médio do dispositivo está em torno de US $599,00 e pode sofrer ajustes depois do lançamento. Para nós brasileiros, o preço com a cotação do dólar atual seria de R$2.425,95.
Queremos criar um dispositivo de comunicação móvel seguro que ofereça experiência semelhante à dos smartphones de hoje, mas que sejam éticos, disse Todd Weaver, fundador e CEO da Purism.
Estou orgulhoso do progresso que nossa equipe está fazendo e grato a nossa comunidade por apoiar nossos esforços enquanto trabalhamos diligentemente para colocar a Librem 5 – e todos os seus benefícios sociais – nas mãos das pessoas.
Além disso, é importante lembrar que o Librem 5 usa os repositórios do Debian, e que terá suporte a versão mobile do GNOME, KDE e também o Ubuntu Touch mantido atualmente pela UBports. Os destaques do telefone Librem 5 Linux incluem o isolamento adequado do modem celular da CPU para proteger seus dados privados, interruptores kill kill para a câmera, microfone, modem de banda base celular, Wi-Fi e Bluetooth, recursos de convergência, criptografia integrada de hardware, e um bom conjunto de aplicativos móveis internos.