Notícias

04/12/2020 às 17:34

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Linguagens de programação: Python dispara à medida que Java declina

Linguagens de programação: Python dispara à medida que Java declina

Um ano atrás, Java era a linguagem de programação mais popular entre os desenvolvedores, porém, agora está disputando o segundo lugar com o Python.  As classificações de linguagem de programação de dezembro de 2020 da empresa de software Tiobe colocam C como a linguagem mais popular, seguida por Java, Python, C ++, C #, Visual Basic, JavaScript, PHP, R e SQL. 


O Python está de volta ao terceiro lugar depois que as classificações baseadas em mecanismo de pesquisa de novembro de 2020 da Tiobe colocaram o Python à frente do Java pela primeira vez nos últimos 20 anos.

A ordem exata das classificações provavelmente deve ser considerada com cautela, dadas as variações entre os meses nas classificações de Tiobe. No entanto, o índice em relação a linguagem rastreou consistentemente um declínio na popularidade do Java como linguagem.

Linguagens de programação: Python dispara à medida que Java declina

Linguagens de programação: Python dispara à medida que Java declina

Este mês, o Java caiu 4,72 pontos percentuais em comparação com sua classificação do ano anterior, enquanto o Python subiu 1,9 pontos percentuais. Em dezembro, Tiobe aponta esse avanço do Python e o diretor da empresa de classificação, Paul Jansen, avalia que esta linguagem de 35 anos é uma escolha certa.

“A linguagem de programação que obteve o maior aumento nas classificações em um ano ganhará este título. Python está muito à frente com um delta positivo de + 1,90% no momento. Os segundos classificados são C ++ (+ 0,71%), R (+0,60 %) e Groovy (+ 0,69%). As chances são muito baixas de que qualquer linguagem se aproxime do Python neste último mês do ano”, observou Jansen.

Será a quarta vez que o Python se tornará a linguagem do ano. Python se tornou popular para ciência de dados e aprendizado de máquina graças em parte ao seu ecossistema de bibliotecas de ciência de dados como NumPy e SciPy.

Problemas da Java

Java, entretanto, está com “problemas reais”, de acordo com Jensen. A Java foi criada na Sun Microsystems 25 anos atrás com seus criadores buscando uma função para uma nova linguagem que seria adequada para computadores clássicos e o mundo da computação embarcada, também conhecida como Internet das Coisas.

Jansen argumentou anteriormente que o aumento da popularidade da linguagem Python não se deve apenas à ciência de dados, mas que os não-programadores podem aprendê-la facilmente.

Entretanto, a Python também tem suas limitações. Embora popular para automatizar sistemas back-end e aprendizado de máquina, não é amplamente usada para qualquer aplicativo com interface de usuário.

Outras mudanças

A outra mudança notável na classificação do Tiobe neste mês é o Rust, uma linguagem de memória segura criada pela Mozilla Research que só alcançou a versão 1.0 em 2015, mas que rapidamente estabeleceu uma base de fãs na Microsoft, Amazon Web Services (AWS) e outras empresas de tecnologia.

Os desenvolvedores da Mozilla usaram o Rust para criar o mecanismo experimental do navegador Servo. A AWS tem usado para criar produtos de infraestrutura essenciais. A gigante da nuvem está atualmente em uma onda de contratação de talentos da Rust para ajudar a criar software para seus produtos de hardware.

A Rust passou da 25ª posição em dezembro de 2019 para a 21ª neste mês. Julia, uma linguagem criada na divisão de IA do MIT, CSAIL, também subiu do 30º para 26º lugar.

O Dart criado pelo Google caiu do 27º para o 31º lugar, enquanto Kotlin caiu do 36º para o 40º lugar. O superconjunto de JavaScript da Microsoft, o TypeScript, subiu apenas uma posição, do 43º para o 42º.

As classificações de Tiobe não correspondem às mesmas da empresa de analistas de desenvolvedores RedMonk. Estas tomam como base projetos de código aberto do GitHub e conversas no site de compartilhamento de conhecimento de desenvolvedor Stack Overflow. JavaScript é a linguagem principal nas últimas classificações do RedMonk, enquanto o  TypeScript alcançou o top 20 em julho.

O GitHub de propriedade da Microsoft também rastreou um rápido aumento no uso do TypeScript em projetos do GitHub. Antes de 2016, o TypeScript não estava entre as 10 principais linguagens no ranking do GitHub. No entanto, agora está em quarto lugar e ultrapassou C #, PHP e C ++. Apenas JavaScript, o “alter ago” do TypeScript, Python e Java estão à frente do TypeScript no GitHub.

ZDNet

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.