Enquanto nos preparamos para entrar em 2023, o driver de disquete do kernel Linux ainda está sendo mantido. Isso porque o Linux 6.2 atualiza o driver de disquete. Isso ocorre antes da janela de mesclagem do Linux 6.2 na próxima semana
Assim, devem começar os trabalhos visando ao lançamento estável do Linux 6.2 em fevereiro do ano que vem. Este será o primeiro grande lançamento do Linux em 2023. Portanto, fica claro que ainda há alguma atenção sendo dada ao driver de disquete.
Denis Efremov enviou uma solicitação pull de driver de disquete para o mantenedor do subsistema de bloco do Linux, Jens Axboe, das atualizações de driver para Linux 6.2. Atualizações de driver de disquete são raramente, mas ainda aparentemente cuidadas para o código do kernel mais recente.
Linux 6.2 atualiza driver de disquete
Com o Linux 6.2, o driver de disquete está resolvendo um vazamento de memória em seu caminho de inicialização quando a chamada floppy_alloc_disk() falha.
Esse vazamento de memória com o driver de disquete está no kernel principal desde o Linux 5.11 em 2020. Tem sido principalmente correções no driver de disquete nos últimos anos. No início deste ano, estava desativando o acesso ao FDRAWCMD com uma vulnerabilidade de uso após a liberação, um travamento ao ejetar um disquete quebrado e outras correções nos últimos anos.
A correção do vazamento de memória do driver de disquete agora faz parte do pull de alterações de driver de bloco prontas para o Linux 6.2 e também está marcada para back-porting para a atual série estável do kernel do Linux.
USB4 Wake-On-Connect e Wake-On-Disconnect pronto para Linux 6.2
No mês passado, escrevi sobre a Intel ter trabalhado no manuseio de ativação e desconexão USB4 para o kernel do Linux e esses patches estão realmente preparados para serem introduzidos na próxima semana com a janela de mesclagem do Linux 6.2.
Desde o artigo anterior da Phoronix, o manuseio de ativação/desconexão para suporte a portas USB4 funcionou a partir da árvore de desenvolvimento do Thunderbolt e agora foi escolhido por Greg Kroah-Hartman como parte das atualizações do subsistema USB.
As atualizações do Thunderbolt para Linux 6.2 foram mescladas no USB-next antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 6.2 na próxima semana.
Veja mais novidades
Para sistemas Linux com tempo de execução suspenso, isso permite ativar opcionalmente o sistema em eventos de conexão ou desconexão USB4. A funcionalidade está desativada por padrão, mas pode ser alternada por meio do novo atributo “despertar” em cada porta USB4 com sysfs. O patch do engenheiro da Intel, Rajat Khandelwal, explica:
“Este patch adiciona o atributo ‘wakeup’ no atributo sysfs ‘usb4_portX/power’ e só ativa ativações ao conectar/desconectar à respectiva porta quando ‘wakeup’ é definido como ‘ativado’. O atributo está definido como ‘desativado’ por padrão.” Um recurso pequeno, mas interessante, para alguns casos de uso com o Linux 6.2.
Este patch, juntamente com muitas outras alterações, está na fila do usb-next.