Quatro distribuições, entre elas o NetBSD, anunciaram atualizações. No caso da NetBSD, foi lançada nova versão de testes para corrigir possíveis bugs. O PinguyOS vem com um Gnome 3.28 modificado e versões Full e Mini. Por outro lado, o NST 28-10234 é baseado no Fedora 28 e tem como foco testes de segurança. Enquanto isso,o SolydXK é uma distribuição baseada em Debian que está disponível nas edições KDE Plasma e Xfce. Em relação ao CentOS, foram aplicadas atualizações importantes que devem ser feitas pelos usuários. Então, acompanhe os destaques sobre CentOS, NetBSD, PinguyOS, NST e SolydXK.
CentOS
O CentOS é uma distribuição Linux baseada no código-fonte do Red Hat Enterprise Linux. A versão mais recente do projeto, o CentOS 6.10, oferece uma atualização para a série 6.x do projeto. Deste modo, foram feitas correções de erros, além de algumas pequenas atualizações.
O CentOS Linux 6.10 está disponível nas arquiteturas i386 e x86_64. Existem várias mudanças nesta versão, em comparação com as versões anteriores do CentOS Linux 6. Assim sendo, a recomendação é que deem uma olhada nas Notas de versão upstream, bem como as Notas técnicas de upstream. Elas têm informações sobre as alterações e como elas podem impactar sua instalação.
Mais informações podem ser encontradas no site do anúncio de lançamento e nas notas de lançamento. Para baixar imagens de instalação, acesse:
NetBSD
O desenvolvedor Martin Husemann anunciou a disponibilidade do segundo (e provavelmente final) release candidate do NetBSD 8.0. O novo candidato a lançamento corrige vários problemas que existiam no instantâneo anterior e inclui correções de segurança do kernel para erros da CPU.
Segundo os idealizadores, o NetBSD 8.0 RC 1 não apresentou bons resultados nos testes realizados. De acordo com o anúncio, muitos servidores/máquinas NetBSD.org foram atualizados para ele e funcionaram bem. Porém, o cluster de construção automática, teve problemas. Desta maneira, foi detectado um erro de driver (Intel 10 GBit Ethernet), aparecendo apenas em certas configurações, e foi corrigido agora.
Outros eventos de segurança, como o novo exploit relacionado a FPU em alguns processadores da Intel, causaram mais alterações no kernel. Então, por este motivo, a equipe resolveu lançar uma segunda versão de testes para avaliação.
Mais informações podem ser encontradas no anúncio de lançamento do projeto . Dessa forma, para fazer o download, acesse:
PinguyOS
O Pinguy OS é uma distribuição baseada no Ubuntu que oferece um ambiente de área de trabalho GNOME customizado. O propósito é ser fácil de usar para novos usuários do Linux. O último lançamento do projeto, o Pinguy OS, é baseado no Ubuntu 18.04 LTS e inclui o GNOME 3.28. Suporte para computador de 32 bits foi descartado desta versão. O anúncio de lançamento do projeto lista várias novas mudanças:
- Tweaked Gnome 3.28.2;
- OpenGL version String: 3.1;
- Mesa 18.1.1;
- Gerenciador de arquivos Nemo 3.8.3;
- Kernel 4.15.0-20;
- Downgraded do driver DRI para Xorg para DRI2, isso corrige RetroArch;
- Incluído repo Winepak por isso vai ser fácil de instalar jogos do Windows;
- Suporte exFAT ativado;
- Removido Docky e substituído com indicador de status simples de Dock & Places;
- Níveis de áudio podem passar de 100% por padrão;
- Fixed Shutter (Obturador Fixo), mas só funciona no Xorg;
- Alguns dos aplicativos Gnome padrão foram substituídos pelas versões MATE;
- Sai novo Gedit e entra o Pluma.
O PinguyOS está disponível nas edições Full e Mini. A lista completa de imagens pode ser acessada clicando no botão abaixo:
Network Security Toolkit (NST)
O Network Security Toolkit (NST) é um disco inicializável baseado na distribuição do Fedora. O kit de ferramentas foi projetado para fornecer acesso fácil aos melhores aplicativos de segurança de rede de código aberto. O projeto lançou o NST 28-10234, que é baseado no Fedora 28. A nova versão inclui: melhorias no Bluetooth e ferramentas de testes e varredura de segurança.
Aqui estão alguns destaques e novas ferramentas adicionadas para esta versão:
- Sguil – O Console Analyst para Monitoramento de Segurança de Rede foi integrado ao NST para acesso e exibição de eventos de IDS em tempo real e capturas brutas de pacotes;
- Uma nova página da WUI do NST para o Gerenciamento do Snort IDS é mostrada com acesso ao Sguil;
- O novo Sguil RealTime Console baseado na web também é mostrado usando ProNetset Pro (Proofpoint ET);
- Além disso, uma nova página de verificação Bluetooth foi adicionada à WUI do NST para ajudar a localizar dispositivos Bluetooth e BLE detectáveis ??próximos;
- Igualmente, você pode usar a página Bluetooth Scan, nos menus Network|Wireless e Security|Active Scanners;
- Por outro lado, a ferramenta de craqueamento de autenticação de rede de alta velocidade Ncrack é usada para ajudar as empresas a proteger suas redes testando proativamente todos os seus hosts e dispositivos de rede em busca de senhas ruins;
Mais informações sobre este lançamento podem ser encontradas na home page do projeto.
SolydXK
SolydXK é uma distribuição desktop baseada em Debian que está disponível nas edições KDE Plasma e Xfce. A versão mais recente do projeto, o SolydXK 201807, apresenta vários aprimoramentos de segurança, incluindo a ativação do AppArmor na configuração padrão. Em síntese, o anúncio de lançamento da distribuição destaca:
- A configuração padrão do Firefox foi ainda mais restrita e os plugins fornecidos, Privacy Badger, HTTPS Everywhere e uBlock Origin, ajudam a melhorar sua privacidade; essas restrições também foram implementadas para o Thunderbird;
- O AppArmor agora está instalado por padrão. Assim, deve melhorar a segurança vinculando os atributos de controle de acesso a programas em vez de aos usuários;
- Além disso, todos os aplicativos do SolydXK agora usam o pkexec para obter permissões elevadas;
- Por outro lado, muitos novos recursos e bugs foram solucionados nos aplicativos SolydXK.
Então, você pode baixar as imagens ISO acessando: