Continuamos com a lista das melhores distribuições Linux de 2023 por categoria. As distros listadas aqui funcionam muito bem em desktops, notebooks ou num single-board computer (SBC). Além disso, sei que alguns podem não concordar totalmente e terão a sua distribuição Linux favorita.
As melhores distribuições Linux de 2023 por categoria
Lembrando que a popularidade e os aspectos técnicos foram levados em consideração. No entanto, confira a lista abaixo:
Distribuição mais segura: Qubes OS
A Qubes OS é uma distribuição para segurança paranoica, além de outras como Whonix, etc. Para garantir que o sistema seja baseado em isolamento (esgrima), usando a virtualização implementada através do Xen, separando vários ambientes em máquinas virtuais para evitar certos tipos de ataques ou limitar seu impacto.
Melhor distro para dispositivos móveis: KDE Plasma Mobile
O KDE Plasma Mobile é um sistema operacional para dispositivos móveis que você deve saber se deseja sair do Android clássico. Você pode instalá-lo em vários modelos de dispositivos e oferece uma boa experiência. É verdade que o Ubuntu Touch também é maravilhoso e ainda latente, mas preferimos destacar este outro projeto por alguns recursos que mais gostamos. Um exemplo é poder usar um ambiente gráfico tão poderoso quanto o KDE Plasma no seu celular.
Melhor distribuição para desenvolvedores: Ubuntu
O suporte da Canonical, o suporte desta distribuição e todos os IDEs, ferramentas de programação e outros ambientes de trabalho para os desenvolvedores que estão disponíveis para esta distribuição do Ubuntu, o torna ideal para esses trabalhos. Por outro lado, outros preferem distros como CentOS, Debian, Manjaro, Fedora ou Arch Linux.
Melhor distro para servidores: CentOS e Debian e o AlmaLinux
Você já sabe que o Fedora abre caminho para o RHEL e o RHEL para o CentOS. Entretanto, com o CentOS, temos uma distribuição mantida pela comunidade, gratuitamente e com as vantagens do RHEL, pois é um fork binário dele.
Portanto, se você deseja montar um servidor com base nos pacotes RPM e com o SELinux, deve escolher o CentOS. O Debian é seu outro grande oponente nesse sentido. Mas, neste caso, para quem deseja um sistema confiável, seguro, robusto e sólido, mas com os pacotes DEB e AppArmor como sistema de proteção padrão, o Debian é uma boa pedida. Com o fim do CentOS o AlmaLinux vem ocupando o espaço. Porém, alguns usuários não pretendem abrir mão do CentOS tão cedo.
Melhor distribuição para empresas: RHEL e SLES
O SUSE, juntamente com o Red Hat (agora da IBM), são as duas distribuições mais poderosas para ambientes de negócios. Tanto o SUSE Linux Enterprise Server quanto o Red Hat Enterprise Linux mantêm uma dura batalha para serem líderes nesse setor.
Qual é o vencedor? Então, não existe um que possa obter a coroa definitiva, pois as diferentes ferramentas e serviços oferecidos tornam cada um deles especial e, talvez, preferível de acordo com o tipo de empresa e tarefa.
Melhor distro GNU/Linux para SBC: Raspbian
A Raspberry Pi Foundation criou seu fantástico SBC Raspberry Pi, mas também um sistema operacional oficial baseado no Debian. Você sabe que eu quero dizer o Raspbian OS, que é apresentado como o melhor sistema operacional para esse tipo de placa barata.
No entanto, você já sabe que existem muitos outros, dependendo do que você precisa. Por exemplo, você pode precisar de uma melhor integração com o Kodi, etc. Nesse caso, talvez você esteja mais interessado em Lakka, LibreELEC, etc.
Portanto, distribuição Linux é uma questão de gosto e há distros maravilhosas que não está na lista, mas isso não significa que elas são piores. Através deste artigo, viu-se as melhores distribuições Linux de 2023 por categoria e, acima de tudo, novamente, espero que tenha ajudado você a escolher sua futura distro GNU/Linux.