SystemRescue 11 com base em Arch Linux chega com kernel Linux 6.6 LTS. O kit de ferramentas ao vivo SystemRescue 11 Linux baseado em Arch Linux para tarefas de recuperação e resgate do sistema foi lançado hoje com um kernel mais recente, novos pacotes e vários aprimoramentos.
O SystemRescue 11 está aqui dez meses após o lançamento anterior, SystemRescue 10, e vem com um kernel mais recente suportado a longo prazo, ou seja, Linux 6.6 LTS, um grande salto do kernel Linux 6.1 LTS usado na versão anterior, adicionando suporte para hardware mais recente e alguns novos recursos.
Novas ferramentas estão incluídas nesta versão, ou seja, os utilitários do sistema de arquivos bcachefs-tools para a implementação do sistema de arquivos bcachefs, a ferramenta de sincronização de dispositivo de bloco rápido Blocksync para backups baseados em blocos, as ferramentas do The Sleuth Kit para inspeção do sistema de arquivos bruto, bem como o programa de backup baseado em instantâneo Timeshift.
SystemRescue 11 com base em Arch Linux chega com kernel Linux 6.6 LTS
Além disso, o SystemRescue 11 substitui a ferramenta de estatísticas de recursos de linha de comando porque é uma bifurcação e adiciona uma nova opção “ssh_known_hosts” na configuração do YAML para confiar nas assinaturas de CAs SSH nas chaves do host.dstatdooldstat.
O SystemRescue usa o ambiente de desktop Xfce leve por padrão para sua sessão ao vivo e esta versão atualiza a configuração do Xfce ativando a proteção de tela e adicionando o ícone de bateria ao painel para laptops.
Por último, mas não menos importante, o SystemRescue 11 corrige a opção de inicialização “findroot” para fazê-la funcionar quando /sbin/init é um link simbólico absoluto e melhorar o suporte para dispositivos criptografados quando a senha é desconhecida, resolvendo um problema de loop. Para mais detalhes, você deve conferir o changelog completo.
SystemRescue 11 está disponível para download agora mesmo no site oficial para sistemas de 64 bits ou 32 bits. SystemRescue não requer instalação para que você possa usá-lo diretamente de uma unidade USB inicializável. A mídia ao vivo permite que você escolha entre um ambiente de console ou um ambiente gráfico na primeira inicialização.
Os desenvolvedores recomendam que os usuários gravem a imagem ISO em uma unidade flash USB usando o utilitário SystemRescue USB Writer construído internamente, que é o método de instalação USB recomendado em sistemas Linux.