GNOME-Network-Displays disponíveis com Ubuntu 22.10 para Miracast Wireless Displays

Ubuntu adia atualizações não críticas do kernel Linux para setembro
Ubuntu logo

Entre os novos aplicativos que estarão disponíveis com o Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu” no final deste mês está o GNOME-Network-Displays. Eles vão funcionar com monitores sem fio Miracast. Assim, os GNOME-Network-Displays estarão disponíveis com Ubuntu 22.10 para Miracast Wireless Displays.

Miracast é o padrão da WiFi Alliance para compartilhamento de conteúdo/exibição de alta definição entre dispositivos WiFi. O Miracast existe há uma década e, de tempos em tempos, há trabalhos relacionados ao Linux, mas aparentemente não são muito populares. 

O pacote gnome-network-displays existe há vários anos. Porém, só agora é empacotado para o Debian upstream e, por sua vez, fazendo sua estreia com o Ubuntu 22.10.

O pacote gnome-network-displays é para gerenciar o uso do Miracast na área de trabalho do GNOME. O software upstream está disponível no GNOME GitLab e enquanto ainda está em desenvolvimento, infelizmente não viu um novo lançamento marcado agora em um ano.

GNOME-Network-Displays disponíveis com Ubuntu 22.10 para Miracast Wireless Displays

O GNOME-Network-Displays permite transmitir o monitor de sua preferência quando o portal de screencast Mutter está ativo. No entanto, caso contrário, volta para uma configuração de captura de quadros baseada em X11. O GNOME Network Displays passou com sucesso pelos testes com LG webOS TVs, Adaptador de exibição sem fio 4K da Microsoft, HP Elite x3 Lap Dock e vários outros dispositivos compatíveis com Miracast.

O programa pode ter instalação fácil no Ubuntu 22.10 e versão posterior usando seguinte comando:

Terminal
sudo apt install gnome-network-displays

Ele já vem com o pacote no arquivo Universe.

Versão beta já disponível

A Canonical publicou a versão beta do próximo lançamento do sistema operacional Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu) para testes públicos antes do lançamento final planejado em 20 de outubro de 2022. O novo Ubuntu 22.10 Kinetic Kudu Beta foi lançado com GNOME 43 e também o Kernel Linux 5.19.

Apresentando o mais recente ambiente de desktop GNOME 43, o Ubuntu 22.10 beta vem com PipeWire como sistema de som padrão , que é acompanhado por WirePlumber como gerenciador de sessão e política, GCC 12 como compilador de sistema padrão, suporte para o formato de imagem WebP pronto para uso , bem como componentes e aplicativos atualizados.

No entanto, a parte mais interessante deste lançamento é o fato de que o Ubuntu Unity agora está disponível como um sabor oficial, apresentando o bom e velho ambiente de desktop Unity7 em cima de uma base Ubuntu 22.10. A Canonical decidiu aceitar o Ubuntu Unity como um sabor oficial a partir do lançamento do Kinetic Kudu no final de outubro.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile