A distribuição Ubuntu Linux 23.10 trará de volta o ZFS na opção de instalação raiz. Isso ocorre após a remoção Depois de remover desse suporte ZFS de seu novo instalador Ubuntu Desktop no Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster), a Canonical parece ter encontrado uma maneira de trazer de volta esse recurso popular com a próxima versão do Ubuntu, Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur).
O novo instalador do Ubuntu 23.04 está escrito no Flutter SDK do Google e é baseado no instalador do servidor Subiquity do Ubuntu, que, infelizmente, ainda não tem suporte para ZFS. Aqueles que quisessem instalar o Ubuntu 23.04 em uma raiz ZFS criptografada teriam que usar as imagens ISO legadas.
Mas a boa notícia é que o próximo lançamento do Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur), previsto para 12 de outubro de 2023, trará de volta o suporte ZFS na imagem ISO principal que usa o novo instalador baseado em Flutter.
Ubuntu 23.10 trará de volta o ZFS na opção de instalação raiz
No entanto, o ZFS será oferecido como um recurso experimental. Os usuários poderão habilitar o ZFS no root a partir do mesmo local onde acessaram o recurso nas versões anteriores do Ubuntu, ou seja, clicando no botão “Recursos avançados” ao escolher o tipo de instalação que desejam realizar.
Espero que o ZFS no root funcione conforme o esperado para aqueles que desejam instalações do Ubuntu com um sistema de arquivos ZFS, mas por enquanto o recurso não parece funcionar na minha máquina usando a imagem ISO de compilação diária mais recente. Muito provavelmente, o suporte ZFS estará funcional na versão final.
Por enquanto, o Ubuntu 23.10 é alimentado pelo kernel Linux 6.3, então a instalação do ZFS deve funcionar. No entanto, o OpenZFS ainda não oferece suporte à série de kernel Linux 6.5 mais recente , que a Canonical planeja adicionar por padrão na versão final do Mantic Minotaur. Esperançosamente, o OpenZFS suportará o kernel Linux 6.5 até então.
Ubuntu 23.10 é um dos lançamentos do Ubuntu mais esperados em muito tempo, pois virá com o ambiente de desktop GNOME 45 mais recente e a série de kernel Linux 6.5 por padrão. Outro recurso interessante do Ubuntu 23.10 é a capacidade de desbloquear sua instalação criptografada sem digitar uma senha em hardware compatível com TPM 2.0.
A versão beta do Ubuntu 23.10 estará disponível para teste público em 21 de setembro de 2023.