Quando o projeto Antergos Linux acabou, a comunidade que floresceu em torno dele decidiu que não ia a lugar nenhum. Em poucas semanas, surgiu uma ideia para manter vivo o espírito do Antergos. Surge uma nova distribuição baseada no Arch que seria fácil de instalar. Além disso, com uma comunidade prestativa e amigável para apoiar os recém-chegados. Foi quando Bryan Poerwoatmodjo, Johannes Kamprad e Fernando Maroto começaram a trabalhar no Endeavor OS, que prevê seu primeiro lançamento estável esta semana. É isto mesmo. O Endeavour OS terá versão estável esta semana.
Endeavour OS terá versão estável esta semana e página dá boas-vindas
A página de boas-vindas da distro avisa logo de cara:
as perguntas estúpidas simplesmente não existem na comunidade, ficamos felizes em guiá-lo pelo seu sistema e pelos comandos do terminal do começo ao fim de maneira amigável.
O Endeavour OS usa o familiar instalador do Calamares para automatizar o processo de instalação normalmente complexo e baseado em linha de comando do Arch. Eu dei uma volta rápida dentro de uma máquina virtual e não podia ser mais simples, embora a equipe avisasse de alguns problemas iniciais com o particionamento manual. Dê uma leitura antes de prosseguir!
Por enquanto, somente uma interface disponível
Executar o Endeavor OS tem uma curva de aprendizado, mas não é tão íngreme quanto você imagina, especialmente com a ajuda da grande base de conhecimento de nossa comunidade amigável, escreve a equipe na página de Informações do SO do Endeavor. Apenas pergunte e não tenha medo de errar, estamos aqui para ajudá-lo a executar e entender as infinitas possibilidades que um sistema baseado em Arch tem.
Se você está procurando uma porta para o Arch Linux, este pode ser um candidato concreto. Você pode acompanhar o Endeavor OS aqui e visitar o fórum da comunidade aqui.