De acordo com as estatísticas de popularidade mais recentes, o Linux Mint 19.3 Tricia é atualmente o lançamento mais popular comparado a qualquer outra versão do Mint. Como você pode ver no gráfico, mais de 50% dos usuários do Linux Mint usam a série Linux Mint 19.x. O novo Mint 20 representa cerca de 20% da base de usuários.
O Linux Mint 20 Ulyana foi lançado em três edições: Cinnamon, MATE e Xfce. Posteriormente, recebeu muitos comentários, bons e ruins. Portanto, o Mint 20, que oferece vários novos recursos, também alcançou um bom crescimento, atingindo a base de usuários do Mint 18.x após apenas alguns meses. Se olharmos mais de perto todas as versões do Linux Mint, 19.3 Tricia encabeça a lista, seguida por 20 Ulyana, 19.1 Tessa e 18.3 Slyvia.
Para informar a fonte de dados, a equipe do Mint gerou o gráfico de pizza, coletando dados das estatísticas de tráfego, contando apenas com a página inicial do navegador padrão.
Linux Mint 19.3 é a edição mais popular do Mint
O Linux Mint 19.3 foi lançado em dezembro do ano passado e, desde então, evoluiu para se tornar a versão mais madura de cada base de pacotes. Portanto, esse pode ser o motivo pelo qual as pessoas ainda preferem a distribuição.
Outro motivo para aderir à 19.3 é a queda da ISO de 32 bits no Mint 20. As pessoas com um sistema de 32 bits agora precisam escolher o Mint 19.3, pois o novo Mint 20 não oferece mais suporte a CPUs de 32 bits.
Além disso, Clem Lefebvre diz que a LMDE foi desenvolvida como um plano B, caso precisasse trocar a base de pacotes um dia. Portanto, a partir de agora, ela não recebe lançamentos pontuais e também não é promovida ou recebe a mesma exposição que a edição Ubuntu.
A LMDE não tem o objetivo de competir com o Linux Mint ou atrair novos usuários. Em vez disso, é apenas um projeto estrategicamente importante que visa garantir que o Linux Mint continue caso algo dê errado com a base de pacotes do Ubuntu.
Fonte: Fossbytes