PowerShell é uma plataforma de automação e gerenciamento de configuração. Ele consiste em um shell de linha de comando de plataforma cruzada (Windows, Linux e macOS) e linguagem de script associada. Neste tutorial, saiba como instalar a plataforma de automação PowerShell no Linux.
O PowerShell Core funciona bem com suas ferramentas existentes e é otimizada para lidar com dados estruturados (por exemplo, JSON, CSV, XML, etc.), APIs REST e modelos de objetos. Além de incluir um shell de linha de comando e uma linguagem de script associada, ele também inclui uma estrutura para cmdlets de processamento.
Os comandos do PowerShell seguem uma semântica Verbo-Substantivo com um conjunto de parâmetros. É fácil aprender e usar o PowerShell. Por exemplo, Get-Process
exibirá todos os processos em execução em seu sistema. Além disso, você conta com alguns exemplos do Guia do Iniciante do PowerShell.
Esta é uma ferramenta poderosa para quem sabe usá-la. Siga o tutorial abaixo e instale-a agora mesmo no seu Linux!
Instalando o PowerShell no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o PowerShell no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o PowerShell no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o PowerShell, uma plataforma de automação, no Fedora e derivados!
Para instalar o PowerShell no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o PowerShell no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o PowerShell no Fedora ou derivados:
Instalando o PowerShell no Debian e derivados!
Para instalar o PowerShell no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o PowerShell no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o PowerShell no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o PowerShell no Linux!