A versão 3.7.0 do terminal Guake foi lançada com a capacidade de definir a cor de fundo e primeiro plano do terminal por guia, uma opção para mostrar apenas o último diretório do caminho atual como o nome do terminal e muito mais. Neste artigo, conheça o terminal Guake.
Conheça o terminal Guake
O Guake é um terminal para desktops baseados no GNOME com muitos recursos interessantes. Por exemplo, ele possui a funcionalidade de terminal dividido, salvamento e restauração de sessões, transparência, mais de 150 esquemas de cores integrados e muito mais.
Dessa forma, veja as alterações inclusas no Guake 3.7.0:
- Cores personalizadas para cada guia do terminal. As cores podem ser redefinidas clicando com o botão direito do mouse na guia do terminal e selecionando Redefinir cores personalizadas (não há menu de contexto para alterar a cor no momento). Além disso, as cores personalizadas persistem durante as sessões. Portanto, da próxima vez que você executar o Guake, as cores que você personalizou para algumas guias específicas persistirão (se você habilitar a opção “Restaurar sessão anterior” do Guake).
- Uma nova opção foi adicionada para mostrar apenas o último diretório do caminho atual como o nome da guia do terminal.
- Um novo recurso de seleção de guias foi adicionado à direita do botão da nova guia, que permite selecionar a guia para a qual o usuário deseja ir.
- Foi adicionada uma opção para ocultar a barra de guias quando o Guake estiver em tela cheia.
- Muitas correções de bugs.
Baixe e instale o Guake
Por fim, as instruções de instalação do Guake mostram como instalá-lo a partir do repositório da sua distribuição Linux.
Além disso, a nova versão provavelmente será adicionada aos repositórios Ubuntu 20.04/Debian Bullseye em breve.
Fonte: Linux Uprising
Leia também:
Linux: 3 conversores para usar no terminal!
Conheça 7 jogos para Linux que rodam diretamente no Terminal!