O que é um desenvolvedor de pilha cheia?

O que é um desenvolvedor de pilha cheia?

Praticamente todas as empresas os estão cortejando. Os desenvolvedores Full Stack não são apenas especialistas em um único campo de TI, mas também especialistas em todas as áreas. Eles programam e conhecem os complexos sistemas de TI. Eles cuidam de aplicações web e seu design, desde o desenvolvimento até o teste do novo software. Para fazer isso, eles têm que dominar diferentes ferramentas, técnicas e, é claro, linguagens de programação. No entanto, os desenvolvedores de full-stack também trabalham como gerentes. Assim, eles incorporam a interface entre o gerenciamento de TI e o nível de programador. Para realizar tudo isso parece quase impossível.

É por isso que algumas pessoas realmente falam de um desenvolvedor de full-stack como um mito do nosso tempo. Mas o que está realmente por trás disso? Um desenvolvedor de pilha cheia é realmente um especialista em todas as áreas de TI? É claro que não! Tampouco domina todas as linguagens de programação, mas é antes um generalista entre os especialistas em TI.

Estes são atraídos principalmente para o nível gerencial. Apenas uma ou duas especialidades não são suficientes para um generalista de TI. Os sistemas de TI estão se tornando cada vez mais complexos e estão se desenvolvendo mais rapidamente do que nunca na era da digitalização. Um desenvolvedor de sistemas completos precisa de uma visão geral do desenvolvimento completo na indústria de TI.

Ele garante que todas as partes de uma aplicação web, como design, front-end e back-end, sistemas operacionais e servidores, se harmonizem bem umas com as outras. Ele também se assegura de que a colaboração entre as diferentes disciplinas funcione. Fazer tudo isso bem é difícil, mas não impossível. Acima de tudo, os desenvolvedores de full-stack precisam se estabelecer estrategicamente e se concentrar no que é mais importante.

Um desenvolvedor de full-stack tem uma inclinação para a matemática e traz uma compreensão lógica das linguagens de programação e é proficiente em várias delas. Ele entende como funcionam os computadores e está familiarizado com software e desenvolvimento web. Mas um desenvolvedor full-stack deve atender a mais do que apenas estes requisitos técnicos. Uma vez que os sistemas de TI estão evoluindo rapidamente e se tornando mais complexos, um desenvolvedor de pilha completa deve estar preparado para a aprendizagem ao longo da vida. Ele deve estar aberto a coisas novas. Como ele também atua como gerente de projeto e como interface para a gestão de TI, também são necessárias habilidades sociais para aplicações complexas como GrandesLoterias.

Tarefas de um desenvolvedor de grandes paletes

Um desenvolvedor de paletes completas tem um amplo campo a cobrir em seu trabalho. Seu campo de atividade pode incluir a implantação completa e a implementação do software desenvolvido. Testes de software, automação de infra-estrutura e desenvolvimento de banco de dados também fazem parte do trabalho.

Outros tópicos importantes são segurança de dados e revisões de código dos funcionários em seus departamentos. Além disso, pode haver o desenvolvimento estratégico adicional de ferramentas e aplicações. Entretanto, como o desenvolvimento tecnológico na indústria de TI é tão rápido, um desenvolvedor de software completo não pode acompanhar cada detalhe e característica em cada departamento. Neste caso, ele tem que contar com as habilidades dos especialistas da empresa.

Mesmo que sejam principalmente as habilidades que contam para as empresas, um diploma ou treinamento vocacional é, naturalmente, uma vantagem. As áreas de estudo incluem informática, informática técnica, desenvolvimento de software, tecnologia de sistemas e redes, e design de comunicações e multimídia. Mais importante que todos os diplomas juntos, entretanto, é a experiência. Se você já trabalhou com vários sistemas e pode provar isto com resultados bem sucedidos, você quase tem o trabalho na bolsa.

Mesmo que um desenvolvedor de pilha cheia seja um desenvolvedor versátil, eles devem encontrar seu próprio nicho. É melhor se eles pensarem cuidadosamente no que é importante para seu negócio e as necessidades de sua empresa ou de seus clientes. Então, eles devem se concentrar nestas áreas específicas.

Uma vez que tenham encontrado sua própria direção, agora é relativamente fácil para eles decidir qual linguagem de programação é adequada para eles. Não é necessário que os desenvolvedores tenham pleno domínio de cada uma das linguagens de programação. Na verdade, uma é geralmente bastante suficiente. Mas o desenvolvedor de full-stack deve ter um domínio particularmente bom desta linguagem.

Acima de tudo, os desenvolvedores de full-stack precisam entender as inter-relações. Especialmente aquelas entre o front-end e o back-end precisam ser compreendidas. Com o enorme escopo de tarefas, os desenvolvedores de full-stack são forçados a se concentrar. Eles devem, portanto, concentrar sua atenção no produto que desejam desenvolver. Isto pode tornar muito mais fácil colocar em prática uma aplicação com todas as suas funções do início ao fim.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.