PyCharm uma IDE da Jetbrains para Linux e outros sistemas
PyCharm é uma IDE especialmente criada para a linguagem Python, é multiplataforma e está disponível para Linux, Windows e Mac sendo desenvolvida pela Jetbrains.
Está disponível em três versões: Community e Professional e Edu. Em ambas temos a possibilidade de analisar o código, depurador gráfico e integração com sistemas controle de versão (VCSes).
Instalando Pycharm no Ubuntu via ppa
Na versão 17.04 basta abrir o terminal e digitar:
sudo add-apt-repository ppa:viktor-krivak/pycharm
sudo apt update
sudo apt install pycharm
ou caso queira testar o Professional
sudo apt install pycharm-professional
Já para a versão LTS 16.04 basta abrir o terminal:
echo "deb http://ppa.launchpad.net/viktor-krivak/pycharm/ubuntu zesty main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/pycharm-ide.list
sudo apt update
sudo apt install pycharm
ou caso queira testar o Professional
sudo apt install pycharm-professional
Instalando via toolbox passo a passo
O toolbox é uma mão na roda, pois permite não apenas instalar o PyCharm como outras IDES. Basta baixar o Toolbox. Escolher .tar.gz que é para Linux. Mas, se você for instalar em Mac ou Windows é só selecionar. Após isso basta abrir o terminal, ir para o local onde o arquivo foi baixado geralmente Downloads:
cd Downloads
Após isso descompactar, em caso de dúvida veja nosso tutorial.
tar -zxvf jetbrains-toolbox-1.4.2492.tar.gz
Não esqueça de verificar a versão! Você pode escolher mover ou não. Para instalar basta digitar:
./jetbrains-toolbox
Criar seu usuário ou caso já tenha fazer o login.
Após isso basta selecionar a IDE desejada.
A vantagem deste modo de instalação é a possibilidade de atualizar mais rapidamente e permitir uma instalação simplificada de outras IDES.
PyCharm Community:
Licenciada com a licença Apache é uma IDE prática não tem tantas perfumarias, mas é possível executar tudo que temos na edição professional sendo exigido apenas um pouco de trabalho extra.
Conta ainda com um excelente depurador visual, ferramentas cientificas e assistência inteligente que ajuda a evitar duplicações chatas, sugere correções para o código enfim super útil.
PyCharm Edu:
É intuitivo para quem está aprendendo com a opção de um passo a passo para quem está começando, conta com os recursos já citados na edição community sendo também código aberto.
Com ela você poderá não apenas aprender melhor python, também é possível criar exercícios e tutoriais a pedida exata para alunos e professores.
Pycharm Professional:
Vale a pena como já falado se você trabalha na área ou se for um aluno avançado e queira uma IDE de qualidade.
Além de ser uma forma de contribuir com o desenvolvimento do projeto.
Vale a pena comprar?
A JetBrains possui qualidade,mas isso nem sempre justifica gastar dinheiro o valor é U$ 89,00 ano para licenciamento pessoal caindo para U$ 71 no segundo ano e U$ 53 em diante.
Se você trabalha utilizando python e seus frameworks, a compra pode sim compensar,esta versão já está pronta para criar apps para Google, Twitter e demais plataformas web.
Por U$ 249,00 ano e caindo é possível comprar o pacote completa com outras linguagens tais como ruby, javascript,php,golang entre outras.
Agora se o interesse for aprendizado a Community ou Edu podem ser uma melhor escolha.