Mosh (Mobile Shell) é a melhor alternativa quando falamos na necessidade de conexão via SSH em sistemas Linux. Não existe nada mais seguro do que conexões via SSH, em especial quando vamos realizar manutenções e nem sempre estamos numa rede segura, estável. Saiba como instalar nas principais distribuições Linux como o Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE e Arch Linux!
Antes de seguir com a leitura sobre o Mobile Shell, separamos alguns artigos importantes sobre o uso do SSH no Linux, são eles:
- Tudo sobre a segurança de conexões SSH
- Habilitando o ROOT pelo SSH no Ubuntu
- Como instalar o PuTTY no Ubuntu
- Como acessar o Linux remotamente pelo Windows
O que é o Mosh (Mobile Shell)?
Mosh quer dizer Mobile Shell é um aplicativo para uso via terminal para acesso remoto que suporta conectividade intermitente, permite roaming e fornece echo local inteligente.
É semelhante ao SSH e oferece mais recursos. Mosh é uma alternativa para o SSH além de ser mais robusto e responsivo. Especialmente, ele pode manter a sessão ativa quando você se mudar por exemplo, de um Wi-fi para uma rede com fio, ou usando dados móveis, enfim, qualquer tipo de conexão.
O Mosh, inicialmente estabelece a conexão remota através de SSH e usa as mesmas credenciais, executa o programa auxiliar que é o mosh-server não-privilegiado no servidor finalmente fecha a conexão SSH e inicia o mosh-cliente. O Mosh é um software livre, disponível para o Linux, BSD, macOS, Solaris, Android, ChromeOS e iOS.
Recursos do Mosh
- Mosh mantém a sessão ativa se você for dormir e acordar mais tarde, ou caso a internet caia.
- Mosh permite que o cliente e o servidor mudem endereços de IP, quando você trocar do Wi-fi para um internet cabeada por exemplo, você não será interrompido.
- Mosh avisa o usuário sobre a queda do sinal da Internet e reconecta quando a rede estiver disponível.
- Ele dá uma resposta instantânea quando você digita, apaga e edita linhas, mesmo em rede lenta, porque ele executa um modelo preditivo do comportamento do servidor em segundo plano e adivinha o toque de tecla de forma inteligente.
- Mosh não requer privilégio de root para ser executado.
- Mosh manipula a perda de pacotes de forma genial, uma vez que a sua base UDP.
- Mosh suporta links de internet com perdas de pacote ou que tenha perda de uma fração significativa de seus pacotes.
- Mosh pode funcionar melhor com Unicode do que SSH ou emuladores de terminal existentes, mas requer um ambiente UTF-8 para que isso possa funcionar.
- Mosh usa portas UDP dinâmicas de 60000 a 61000.
Instalando o Mosh no Ubuntu, Debian, Fedora, Arch Linux, openSUSE
Instalando o Mosh no Debian, Ubuntu e derivados
sudo apt install mosh
Instalando o Mosh no CentOS/RHEL
sudo yum install mosh
Instalando o Mosh no Fedora
sudo dnf install mosh
Instalando o Mosh no openSUSE
sudo zypper install mosh
Instalando o Mosh no Arch Linux
sudo packman -S mosh
Para saber todas as funcionalidades do Mosh inclusive como utilizar você pode consultar a documentação bem ampla através do comando abaixo:
man mosh
ou
mosh --help