A princípio, o Python é uma das linguagens de programação mais populares por aí, e sites inteiros – como Instagram, Reddit e Mozilla – foram construídos sobre ele. As principais vantagens são legibilidade, fluxo lógico e o uso de bibliotecas para realizar mais trabalhos com menos código. Como o Python é modular e extensível, ele pode combinar fortemente com a Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês). Assim, vamos analisar os prós e contras do Python quando usados em sistemas de IoT.
Por que o Python é adequado para a Internet das Coisas
Diferentemente das linguagens de alto nível, como C++ ou Java, o Python é customizado para implementar a lógica de negócios diretamente no nível do dispositivo. Assim, isso reduz a quantidade de dados a serem tratados.
Esteja você desenvolvendo soluções de IoT do zero ou interagindo com sensores, atuadores e dispositivos secundários, o Python entende suas necessidades. É fácil aprender, depurar e o código pode ser transportado livremente de uma máquina para outra.
Um dos maiores benefícios do Python é o suporte a bibliotecas externas versáteis, incluindo bibliotecas da IoT. O Pycharm, um IDE popular para Python, permite adicionar uma biblioteca com muita facilidade se você tiver um arquivo de rascunho externo que pode variar do Amazon Redshift ao JSON e XML.
Vamos ver as vantagens de adicionar bibliotecas IoT externas para o Python.
Bibliotecas Python para a Internet das Coisas
O Python permite que você trabalhe com várias principais bibliotecas IoT externas.
TensorFlow
Uma biblioteca gratuita e de código aberto, o TensorFlow é uma linguagem de machine learning desenvolvida pelo Google para seus programas de redes neurais. Por exemplo, ele encontra uso no Google Voice, reconhecedor de fala e outros programas de inteligência artificial (IA).
De acordo com as informações do site do TensorFlow, o aplicativo funciona excelentemente com o Python para todos os dispositivos incorporados, incluindo dispositivos Raspberry Pi e Coral.
Keras
Keras é outra excelente biblioteca de machine learning que trabalha com Python. Além disso, é amplamente utilizada em redes neurais e programas de IA. De fato, é chamada de biblioteca de deep learning do Python. Todo e qualquer modelo no Keras foi desenvolvido exclusivamente com código Python.
O Keras trabalha com o TensorFlow no back-end; portanto, antes de instalar o Keras, você já deve ter o TensorFlow no IDE do Python.
O Keras é usado como um sistema operacional robô; portanto, se seu projeto tiver elementos robóticos, você encontrará o Keras.
Raspberry Pi
Talvez um dos melhores recursos do Python seja a sinergia estreita com o Raspberry Pi, uma das placas mais populares usadas em vários projetos de IoT.
Você pode fazer o que quiser com o programa Python, uma vez selecionado para o Raspberry Pi. Seu site possui uma lista de comandos oficiais e noções básicas de instalação para usar o código Python.
Desvantagens do Python para a Internet das Coisas
Existem algumas desvantagens de trabalhar com o Python em projetos de IoT.
Desenvolvimento de habilidades móveis e inteligentes
Se você estiver trabalhando com aplicativos móveis, o Python é lento e inconveniente. Por exemplo, a Alexa Skills usa JavaScript/Node.js. De acordo com o Google Developers, toda a programação do Google Assistant é escrita em Node.js, Go, C++ e Java.
Limites de velocidade
Como cada linha do Python deve ser interpretada separadamente, pode causar uma execução lenta.
Problemas com o banco de dados
Por fim, os bancos de dados usados no Python precisam ser importados um por um, o que pode ser uma fonte de dor de cabeça para o desenvolvimento avançado de aplicativos.
Resumo
Portanto, o Python é uma linguagem muito importante no desenvolvimento da IoT, uma vez que possui usos incríveis no Raspberry Pi e funciona com bibliotecas neurais e de IA avançadas. No entanto, atualmente, ele é usado apenas como uma linguagem de programação de backup por redes populares de IoT, como Amazon e Google. Assim, é provável que isso mude no futuro, já que o Python tem muitos usos devido à sua simplicidade.
Neste artigo, você conheceu as vantagens e desvantagens de usar o Python com a Internet das Coisas.
Fonte: IoT Tech Trends
Leia também:
Por que o Python é considerado a melhor linguagem de programação à frente do JavaScript e do C++