Se você é usuário de uma das distribuições mais populares, fique atento a esta informação. O navegador Chromium está oficialmente disponível no Linux Mint e LMDE. O anúncio foi feito pelo desenvolvedor do Mint, Clement Lefebvre. Então, a partir de agora, os usuários do Linux Mint e LMDE (Linux Mint Debian Edition) podem finalmente instalar o navegador da web Chromium mais recente a partir dos repositórios de software oficiais.
Para quem não se recorda, a distro tornou muito mais difícil para os usuários instalar o navegador da web Chromium em suas distribuições. Isso ocorreu pela decisão de descartar o suporte para os pacotes universais Snap do Ubuntu com o lançamento do Linux Mint 20 em diante. No entanto, os desenvolvedores do Linux Mint agora estão empacotando o Chromium e distribuindo através dos repositórios oficiais.
Navegador Chromium está oficialmente disponível no Linux Mint e LMDE
![]()
Os usuários agora podem instalar facilmente o navegador de código aberto. Assim, bastam alguns cliques do mouse. Dependendo da edição que você está usando (Cinnamon, MATE ou Xfce), tudo que você precisa fazer é abrir o Gerenciador de Software e instalar o Chromium. Por outro lado, você pode usar o aplicativo Synaptic Package Manager ou por meio do terminal executando o comando
Após a instalação, você pode abrir o navegador Chromium no menu Aplicativos de seu ambiente de área de trabalho favorito.
“O navegador Chromium agora está disponível nos repositórios oficiais para Linux Mint e LMDE. Se você estava esperando por isso, gostaria de agradecer a sua paciência”, disse Clement Lefebvre no último boletim informativo semanal.
Novo servidor
![]()
Para fazer isso acontecer, os desenvolvedores do Linux Mint alocaram um novo servidor poderoso. Assim, está com AMD Ryzen 9 3900 e 128 GB de RAM. Portanto, deve reduzir o tempo necessário para compilar cada nova versão do navegador da web Chromium. Então, o tempo deve cair de quase seis horas para menos de uma hora.
Todo o processo de atualização é automático. Então, você sempre obterá a versão mais recente do Chromium assim que ela estiver disponível. Contudo, lembre-se de manter suas instalações do Linux Mint e LMDE atualizadas o tempo todo.
No mesmo comunicado, os desenvolvedores do Linux Mint informam que estão trabalhando no próximo Linux Mint 20.1 “Ulyssa”. O sistema sairá perto do feriado de Natal. Terá acesso mais rápido aos seus arquivos favoritos e melhorias na forma como o ambiente de desktop Cinnamon interage com o servidor. Além disso, haverá um possível novo reprodutor de IPTV interno chamado Hypnotix, que você pode baixar aqui.