Dicas

Nova extensão que promete facilitar downloads do Youtube no Ubuntu

0
Nova extensão que promete facilitar downloads do Youtube no Ubuntu

Uma nova extensão chamada “YouTube Search Provider” chegou ao site do GNOME Extensions esta semana. Ele permite que os usuários do Ubuntu pesquisem vídeos do YouTube diretamente da pelas Atividades do Shell do GNOME ou da tela Aplicativos. Conheça a nova extensão que promete facilitar downloads do Youtube no Ubuntu.

Pode ser usado no VLC e outros aplicativos

Uma das principais vantagens do recurso é que ele permite reproduzir vídeos do YouTube diretamente no VLC. Do mesmo modo, outros aplicativos compatíveis podem fazer a reprodução sem qualquer problema. Assim, basta pesquisar, clicar e transmitir!

O desenvolvimento do mecanismo é do pessoal do blog Linux Atareao. Eles já criaram vários tipos de aplicativos e complementos inteligentes para o desktop Linux. Dessa forma, a extensão de pesquisa do YouTube para o GNOME Shell é a novidade recente.

O aplicativo é perfeito para aqueles que querem procurar vídeos do YouTube sem o incômodo de usar um navegador da web. Da mesma forma, pode ser usado por aqueles que querem  assistir a vídeos do YouTube sem usar o site do YouTube. A extensão vai  reproduzir vídeos do YouTube no  player de vídeo VLC  por padrão.

 

Não é um conceito novo

A extensão do YouTube Search Provider da Atareao para o GNOME Shell é a mais recente tentativa de integrar os resultados de pesquisa do YouTube ao desktop Linux. Contudo, não é  a primeira. Há muitas maneiras de encontrar no YouTube sem usar o próprio YouTube. Desde players de desktop dedicados a  janelas flutuantes, ferramentas de linha de comando e extensões de navegador. Também existe um plugin Totem.

Porém, neste app, eu só preciso que apertar o super teclado, digitar algumas palavras e selecionar um resultado para começar a transmitir instantaneamente.

Procurar e reproduzir vídeos do YouTube no VLC

Quando instalada, a extensão permite procurar vídeos do YouTube a partir da tela Atividades e /ou da tela Aplicativos da área de trabalho do Ubuntu.

Extensão do Shell do GNOME do YouTube Search Provider

Imagem: OMG Ubuntu

Por padrão, os vídeos são ordenados por relevância, mas você pode ajustar esse comportamento através da caixa de diálogo de preferências da extensão.

Clicar em um resultado do YouTube na sobreposição de atividades reproduzirá vídeos do YouTube no VLC  por padrão (se instalado):

 youtube video jogando em vlc

Imagem: OMG Ubuntu

Se nenhum player compatível for detectado, a extensão abrirá o vídeo selecionado no navegador da Web padrão como substituto. Os players de vídeo suportados pela extensão incluem VLC, SMPlayer, Umplayer, Totem e Miro.

 

Preferências 

Imagem OMG Ubuntu

O “YouTube Search Provider” vem com um conjunto de opções de configuração.

Por exemplo, você pode escolher em qual player de vídeo assistir vídeos. VLC é a opção padrão, mas Miro, Umplayer, SMPlayer e Totem (também conhecidos como ‘GNOME Videos’) estão disponíveis para seleção.

Você também pode exibir os resultados da pesquisa de pedidos em:

  • Data de Upload (mais recente primeiro);
  • Classificação (maior classificado primeiro);
  • Relevância (padrão);
  • Título (alfabético);
  • Contagem de vídeos (quantos vídeos tem um canal);
  • Contagem de visualizações (mais visualizadas primeiro).

Outros filtros de pesquisa estão disponíveis na seção Preferências. Elas permitem:

  • Definir o número (máximo) de resultados de pesquisa do YouTube;
  • Apenas pesquisar vídeos mais recentes que um determinado período;
  • Ativar/desativar a pesquisa segura;
  • Veja apenas vídeos em HD/SD/3D/2D;
  • Veja apenas vídeos com legendas;
  • Veja apenas vídeos em Creative Commons 

Instalar extensão do GNOME

Você pode instalar a extensão agora no GNOME 3.26 ou posterior usando um navegador da Web compatível, como o Firefox ou o Google Chrome:

Instalar o provedor de pesquisa do YouTube a partir das extensões do GNOME

Aviso de privacidade

Com esse complemento instalado, todas as pesquisas que você realizar na sobreposição de atividades buscarão os resultados de pesquisa do YouTube. Não há como pesquisar apenas no YouTube ou apenas pesquisar seus aplicativos/arquivos. 

Assim, é possível obter detalhes pessoalmente identificáveis, como endereço IP etc. Portanto, se você preferir que o Google não receba uma solicitação toda vez que pesquisar outras coisas, não instale essa extensão.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Conheça 3 aplicativos para se conectar remotamente

Previous article

Conheça a nova tela de login do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish)

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Dicas