O Arch Linux é bom? Hora de mudar de distribuição Linux?

Adriano Frare
13 minutos de leitura

Quando o assunto é Arch Linux pode ser que alguns entortem o nariz, outros, veneram a distribuição. O fato é que o Arch Linux tem sido muito comentado nos últimos tempos em nosso canal no Telegram. Usuários dentre os mais variados perfis interessados em trocar de sistema de ir direto para o Arch Linux, mas será que é simples assim? Mas, se você quer uma distribuição Linux para ressuscitar computadores, saiba que temos o artigo distribuições Linux minimalistas e leves.

Escolhendo o Arch Linux

Quando um usuário vier a escolher o Arch Linux é muito importante que ele já tenha uma base em torno do GNU/Linux, ou vai ter dores de cabeça, tanto por desconhecer o funcionamento do sistema, quanto em ter que ficar na mão daqueles que dominam o assunto, então o melhor é aprender, e ler muito antes de tomar a decisão.

Não é preciso ser expert, mas é preciso não ter preguiça de ler e aprender, se este for o seu caso, o Arch Linux não é para você. O caminho mais fácil é ler a documentação do Arch Linux, tentar instalar o sistema em uma máquina virtual e pensar se é isso mesmo o que você quer.

KISS

A ideia do Arch Linux é o KISS, que é uma abreviação que em nosso idioma quer dizer: “Mantenha simples, estúpido”. A ISO do sistema não vem com ambientes instalados, você precisa conhecer os ambientes, as aplicações e depois instalar, isso faz com que a distribuição fique com a sua cara, do seu jeito sem aquele monte de pacotes que você não instalou.

A instalação do Arch Linux tem um nível de dificuldade mediana, se comparado a outras distribuições que requerem um domínio maior sobre a estrutura do Linux. Mas, há distribuições baseadas nele que podem suprir as necessidades, mas o Arch Linux dito puro, pode ter grandes vantagens.

Vantagens do Arch Linux

A ISO vem apenas com o sistema base, e isso permite que você instale tudo o que você precisa. O Arch Linux é otimizado para arquiteturas i686 e x86-64, isso garante um desempenho muito bom, de novo, se comparado com outras distribuições.

Diga adeus aos downloads de ISO por ciclo, o Arch Linux é rolling release, ou seja, não existe versionamento semestral, anual ou bienal, tudo o que o usuário precisa fazer é manter o sistema atualizado, e assim, você terá os últimos pacotes lançados e um sistema hiper atualizado.

Mensalmente o Arch Linux lança uma nova ISO, mas isso dar-se pelo fato de que é importante garantir que a base do sistema esteja sempre atualizada, especialmente para quem for instalar a distribuição pela primeira vez. O Arch Linux não é terra de pacotes antigos.

Softwares

Um ponto importante, e que ao meu ver é relevante, é o imenso número de softwares, saiba que quando um software não estiver no repositório oficial, certamente algum voluntário já deve ter empacotado e enviado para um repositório chamado de AUR, que é semelhante as famosas PPA’s do Ubuntu.

Gerenciadores de pacotes

O gerenciador de pacotes dos repositórios oficiais do arch é o Pacman, para os repositórios de usuarios do arch (AUR) existem algumas opções que abordaremos a seguir. O Yaourt, que já foi o mais popular gerenciador de pacotes para o AUR, foi descontinuado.

Gerenciador de pacotes AUR

O gerenciador de pacotes Pacman só opera com os repositórios oficiais, a fim de operar com o repositório da comunidade, o AUR, temos alguns gerenciadores de pacotes, também chamados de auxiliares (AUR helpers), que são os que abrirão as portas para o AUR.

A seguir veremos alguns dos gerenciadores de pacotes desenvolvidos para fazer uso dos pacotes disponíveis nos repositórios do AUR, fazendo com que o número de pacotes a serem instalados em nosso arch ou seus derivados mais amplos, aprendamos a instalá-los e saberemos suas principais características para escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

Nota: É importante ter o pacote git instalado para fazer o download de qualquer gerenciador que será exposto antes da instalação.

Para verificar se está instalado, executamos:

pacman -Q git

Se instalado, o retorno no terminal será o seguinte:

git 2.21.0-1

Caso contrário, como saída, nos será dito que o pacote não foi encontrado. Para instalá-lo, se necessário, executamos:

sudo pacman -S git

E com isso teremos tudo o que precisamos para instalar o nosso ajudante. É hora de escolher um dos disponíveis.

Instalação de gerenciadores de pacotes do AUR

Em seguida, veremos um por um os ajudantes que estão atualmente em manutenção e quais são os que recomendamos para a instalação. A informação sobre as características destes, foi extraída diretamente do repositório do GitHub onde encontramos cada um dos projetos.

Yay

Yay é um bom ajudante do AUR, escrito em Go com o objetivo de fornecer uma interface pacman com o mínimo de entrada do usuário, já como uma pesquisa e quase sem dependências.

Recursos Yay

  • Baixar o PKGBUILD de ABS ou AUR.
  • Suporte a busca estreitando e a fonte PKGBUILD não é obtida.
  • O binário não tem dependências adicionais para o pacman.
  • Ele soluciona as dependências de forma avançada e elimina as dependências ao final do processo de compilação.
  • Suporta saída colorida quando você ativa a opção Cor no arquivo /etc/pacman.conf.

Yay instalação

git clone https://aur.archlinux.org/yay.git
cd yay
makepkg -si

Pakku

Pakku é outra alternativa que ainda está em seu estágio inicial. No entanto, o fato de ser novo não significa que ele não tenha nenhum dos recursos suportados por outro assistente do AUR. Ele faz o seu trabalho muito bem e, juntamente com a busca e instalação de aplicações do AUR, elimina as dependências após uma compilação.

Características do Pakku

  • Pesquisa e instalação de pacotes do Arch User Repository.
  • Visualização de arquivos e alterações entre compilações.
  • Criação de pacotes a partir de repositórios oficiais e eliminação de dependências após uma compilação.
  • Recuperação PKGBUILD e integração Pacman.
  • A interface do usuário semelhante às opções Pacman e pacman é suportada.
  • A configuração do Pacman suporta e não há fontes PKGBUILD.

Instalando o pakku

git clone https://aur.archlinux.org/pakku.git
cd pakku
makepkg -si

Aurutils

O aurutils é basicamente uma coleção de scripts que automatiza o uso do Arch User Repository. Você pode pesquisar o AUR, verificar atualizações para diferentes aplicativos instalados e resolver problemas de dependência.

Recursos Aurutils

  • Utiliza repositório local que lhe dá um benefício de suporte ao arquivo pacman, e todos os pacotes funcionam com -asdeps.
  • Pode haver vários repos para tarefas diferentes.
  • Atualize o repositório local de uma só vez com aursync -u.
  • Pkgbase, formato longo e suporte bruto para aursearch.
  • Capacidade de ignorar o pacote.

Instalação de Aurutils

git clone https://aur.archlinux.org/aurutils.git
cd aurutils
makepkg -si

Trizen

O Trizen, desenvolvido em Perl, é um ajudante leve e muito rápido e um dos mais seguros para gerenciar pacotes dos repositórios do AUR.

Recursos do Trizen

  • Permite que você instale pacotes AUR.
  • Pacotes de pesquisa.
  • Leia os comentários dele.
  • Atualizar pacotes do AUR.
  • Resolver dependências de pacote recursivamente.
  • Interação com o pacman built-in.
  • Capacidade de editar arquivos de texto de suporte.
  • Saída com suporte a UTF-8.

Instalação Trizen

git clone https://aur.archlinux.org/trizen.git
cd trizen
makepkg -si

Pikaur

Pikaur, é um ajudante do AUR com dependências mínimas. Revise os PKGBUILDs de uma só vez e, em seguida, construa todos sem interação com o usuário. Inspirado por pacaur, yaourt e yay. Em vez de tentar ser mais esperto que o pacman (usando –nodeps, –force, –ask, –confirm e assim por diante) ele simplesmente diz ao pacman interativamente o que fazer. Se o pacman fizer uma pergunta inesperada, o usuário só poderá responder manualmente.

Recursos do Pikaur

  • Construa PKGBUILDs locais com AUR deps (-P / – pkgbuild).
  • Recuperar PKGBUILDs AUR e ABS (-G / – getpkgbuild).
  • Gerenciar interativamente problemas comuns de compilação (como uma chave GPG não confiável ou uma discrepância de checksum, arquitetura incorreta).
  • Usando usuários systemd dinâmicos se você compila pacotes como usuário root.
  • Mostrar notícias do Arch não lidas antes do sysupgrade.
  • Seleção anual de pacotes na solicitação de instalação usando o editor de texto (ignorar atualizações indesejadas ou selecionar o provedor de pacotes).
  • Mostrar o pacote diff do AUR e verificar os arquivos PKGBUILD e .install.
  • Atualize -git, -svn e outros pacotes de desenvolvimento.
  • Nomes de pacotes AUR na conclusão do shell (bash, fish, zsh).

Instalação de Pikaur

git clone https://aur.archlinux.org/pikaur.git
cd pikaur
makepkg -si

E não acabou! Digamos que você encontre um pacote e queira empacotar, o Arch Linux conta com o PKGBUILD que vai criar o pacote que você escolheu com toda simplicidade do mundo, mas como já disse desde o começo, tem que ler para aprender.

Leitura obrigatória

O Arch Linux também tem a boa fama de ter uma documentação grande e muito detalhada, então a leitura para aprender a usar o sistema também é obrigatória. Uma equipe muito competente atualiza a documentação sempre que houver alterações.

Medo do rolling release

Como todo o sistema é rolling release, é raro o risco de quebra do Arch Linux ou grandes problemas. Mas pode ocorrer. Por isso mais uma vez, cuidado ao fazer instalações e ao aceitar a instalação ou remoção de dependências, você pode estragar o sistema, por isso que sempre frisamos a importância da leitura e da pesquisa.

Mas, se der algum problema, existem centenas de ferramentas que podem restaurar o sistema sem nenhuma dificuldade, tudo é uma questão de aprendizagem.

Considerações finais

O Arch Linux se mantem vivo até hoje  com a mesma qualidade já conhecida. Se você quer um sistema otimizado e onde você escolhe o que vai ou não instalar, certamente este sistema é para você.

Se você quer ter os pacotes mais recentes, como ambientes e aplicações em suas novas versões, bem como experimentar os recursos, saiba que sim, o Arch Linux pode ser a solução.

O sistema é essencialmente recomendado para aqueles que gostam de ter controle sobre o sistema de uma maneira geral e também para aqueles que gostam de aprender e possuem como parte da rotina a leitura e pesquisa.

Por hora, saiba que é um sistema estável, mesmo seguindo o modelo de rolling release e possui um comunidade ativa. Procure ler, aprender e testar e com toda certeza você não vai ser arrepender.

Agora, se você sentiu firmeza e esta dentro dos requisitos, é hora de instalar! Tire um tempo para ler a documentação oficial do Arch Linux. Nós também fizemos um tutorial de instalação do Arch Linux para 2019.

Share This Article
Follow:
Escritor do livro Aplicações Avançadas em LINUX com mais de 20 anos trabalhando com LINUX e UNIX.