Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Artigo

27/08/2019 às 11:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Leonardo Santana

O tamanho do kernel Linux

Linux Kernel 5.0 atinge o fim da vida útil

Com todos os drivers sendo adicionados ao Linux, já se perguntou qual o tamanho dele e o quão grande o kernel vai ficar no futuro? Quanto o kernel está “inchando”?

O kernel Linux

O tamanho do kernel Linux

Qual o tamanho do kernel Linux?

Inicialmente, quanto aos recursos de hardware (espaço em disco e memória) disponíveis na maioria dos computadores modernos, o kernel Linux, apesar de seus muitos drivers disponíveis, não é muito grande. Assim, quando medimos o tamanho do kernel nós podemos focar a maior parte em dois aspectos: o tamanho do núcleo que é carregado na memória e o tamanho total dos drivers opcionais que somente são carregados na memória quando necessário.

A maioria do suporte a hardwares é fornecido através de módulos que estão armazenados em nosso disco e apenas são carregados quando são necessários. Logo, o uso de memória do nosso sistema não precisa expandir à medida que o kernel adquire compatibilidade com mais hardwares.

Então, o quão grande e o kernel Linux? Num sistema MX Linux, por exemplo, o kernel em si é cerca de 4 MB e há cerca de outros 187 MB de módulos carregáveis opcionais. Juntando tudo, o kernel inteiro com todo seu suporte a hardware ocupa menos de 200 MB de espaço em disco. Na distribuição OviOS o tamanho total do kernel no disco chega a cerca de 62 MB.

Veja o tamanho do seu kernel

Se você está se perguntando quanto espaço seu kernel Linux ocupa na memória você pode rodar o comando a seguir para ter uma visão geral:

dmesg | grep Memory

O tamaho do kernel na memória provavelmente será um pouco menos de 10 MB. Quando você considera que até mesmo notebooks menos avantajados, smartphones modernos e a maioria dos computadores pessoais têm pelo menos 1.000 MB de memória, nós podemos ver que o kernel não está usando uma quantidade significativa de espaço.

Assim, vimos que o kernel não cresce com o passar do tempo. De fato, se olharmos para trás cerca de 14 anos, houvia uma pesquisa informal no site da DistroWatch que mostra que o núcleo Linux variava de 1 MB a cerca de 2 MB. Então, o kernel não fica muito maior com o passar dos anos.

Logo, muito do crescimento está em módulos opcionais que ficam no disco e não usam a memória de seu sistema. E todos esses módulos opcionais, mesmo nas maiores distribuições como o Ubuntu, ainda estao apenas usando cerca de 200 MB de espaço em disco.

Afinal, gostou de saber o tamanho de um kernel Linux?

Portanto, não deixe de compartilhar!

Com informações de DistroWatch.

Leia também: Kernel Linux 5.4 apresenta mais novidades

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.