in

PayPal encerra relacionamento com Epik sobre criptomoeda ‘alternativa’

Epik diz que a decisão “simplesmente desafia a lógica” e sugeriu que a mudança é política, não financeira.

O PayPal cortou relações com a Epik por causa de questões de risco financeiro e problemas supostamente associados aos serviços de moedas digitais da empresa. As transações do registrador de domínio e da empresa de hospedagem na web não serão mais processadas pelo PayPal.

Em uma série de cartas abertas postadas pela Epik em resposta, a empresa citou “risco de serviço” como o motivo dado pelo PayPal para retirar seu suporte. Embora o PayPal lamente a “inconveniência causada”, disse que, “o assunto foi analisado longamente, esta decisão é final e não haverá apelação.”

Registro de domínio com ofertas Epik e serviços de hospedagem é ligado a Gab, uma rede popular de direita.

De acordo com Mashable, o problema está na criptomoeda “Masterbucks” da Epik. Ela pode ser comprada, convertida em moeda fiduciária, incluindo dólares americanos, ou usada para comprar serviços de domínio. Fontes não identificadas disseram que a moeda digital não foi processada por meio das “etapas legais” apropriadas e, embora o PayPal tenha tentado resolver a situação há um mês, nenhum acordo foi alcançado.

PayPal encerra relacionamento com registrador de domínio Epik sobre criptomoeda ‘alternativa’

PayPal encerra relacionamento com Epik sobre criptomoeda 'alternativa'

Isso parece ter sido contestado por Epik, que alegou que o movimento era político – faltando apenas algumas semanas para a eleição presidencial dos Estados Unidos.

Em uma carta aberta aos executivos do PayPal, o vice-presidente sênior de estratégia e comunicação da Epik, Robert Davis, disse que a decisão “simplesmente desafia a lógica” e afirma que não houve diálogo, opção de revisão e “razão” dada para a rescisão. Masterbucks não foi mencionado na correspondência publicada.

Davis disse que a ação destacou a maneira “direcionada, tendenciosa e subversiva” de operações do PayPal e disse que as consequências das ações da empresa podem “servir para reduzir a liberdade que todos nós experimentaremos no futuro”.

“É extremamente perturbador ver o PayPal apresentar a crença de que está além de qualquer senso de responsabilidade ou justificativa para suas ações desonrosas”, acrescentou o executivo.

Um porta-voz do PayPal disse:

O PayPal possui controles de risco sofisticados para alertar nossas equipes sobre atividades potencialmente violadoras que ocorrem em nossas plataformas. A empresa analisa cada questão de forma independente e baseia suas decisões na gestão de risco e conformidade com nosso antigo Contrato de Usuário.

Na semana passada, surgiram relatórios que sugerem que o PayPal está prestes a adquirir empresas relacionadas à criptomoeda. Acredita-se que as negociações estejam sendo realizadas com a BitGo, uma plataforma de ativos digitais – embora nenhum acordo tenha sido acordado – e fontes próximas ao assunto dizem que o PayPal pode acabar explorando outros alvos de aquisição.

O PayPal confirmou planos de entrar no mercado de criptomoedas em 202, com suporte esperado para a venda, transferência e armazenamento de criptomoedas, incluindo Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).

PayPal terá suporte para criptomoedas