Notícias

08/01/2021 às 17:30

4 min leitura

Avatar Autor
Por Leonardo Santana

Projeto está trabalhando para trazer o Linux para os MacBooks M1 da Apple baseados em ARM

Projeto está trabalhando para trazer o Linux para os MacBooks M1 da Apple baseados em ARM

Linus Torvalds mencionou que gostaria de usar Linux nos novos laptops MacBook com o chip M1. No entanto, ele acredita que não vale o esforço para mexer nele porque a Apple não ajudaria em nada. O projeto Asahi Linux está tentando trazer o Linux para MacBooks com o chip M1.


Os processadores ARM estão em cena há vários anos. Eles são usados principalmente no Raspberry Pi e dispositivos IoT de baixo custo. Mas recentemente, a Apple lançou uma nova série de MacBooks que usa o chip M1 da própria Apple baseado na arquitetura ARM.

Projeto trabalha para trazer o Linux para os MacBooks M1 da Apple

Nenhum consumidor comum compraria uma tecnologia cara como um MacBook com M1 para experimentar o Linux. No entanto, a julgar pelos resultados de benchmark no MacBook baseado em M1 rodando no macOS, seria muito empolgante ver o desempenho do Linux nele com suporte adequado para o chip M1.

Projeto está trabalhando para trazer o Linux para os MacBooks M1 da Apple baseados em ARM

O projeto Asahi Linux está tentando trazer o Linux para o MacBook com o chip M1. Imagem: Asahi Linux.

Mesmo que a Apple utilize Linux em seus servidores em nuvem, é uma pena que seus laptops baseados em M1 não o suportem. Portanto, um projeto como o Asahi Linux pode fazer a diferença para muitas pessoas que desejam executar o Linux em seus Macbooks com o chip Apple M1.

O Asahi Linux é um projeto que visa tornar o Linux utilizável no MacBook baseado em M1. Atualmente, é apenas um esforço e não uma distribuição separada do Linux.

No futuro, eles tentarão lançar um remix da edição ARM do Arch Linux como uma distribuição usando o nome do projeto.

Tecnicamente, a Apple permite a inicialização de kernels personalizados em Macbooks com Apple Silicon. Portanto, eles não precisam de nenhuma permissão explícita da Apple.

Você pode verificar o progresso na página do projeto no GitHub. Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram.

It’s FOSS

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.