Notícias

19/10/2021 às 11:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Qual a banda larga móvel mais rápida do país?

E a operadora móvel Claro é a mais rápida entre as principais operadoras do país, de acordo com um novo relatório

Qual a banda larga móvel mais rápida do país?

Você está gostando da velocidade da banda larga em seu celular? Ela atende as suas necessidades? A resposta é sim se você morar na capital do país, Brasília, ou cidades do sul como Curitiba, no Paraná. É que a capital do Brasil ultrapassou os grandes centros urbanos do Rio de Janeiro e São Paulo em velocidade de banda larga móvel.


De acordo com a pesquisa sobre desempenho móvel da empresa de inteligência de rede móvel e banda larga Ookla com base em dados da ferramenta de métrica de desempenho de acesso à Internet Speedtest, a velocidade média de download móvel de Brasília atingiu 31,44 Mbps, a mais rápida entre as cidades mais populosas do país durante o terceiro trimestre de 2021.

Depois de Brasília, Curitiba teve a segunda velocidade de download móvel mais rápida, com uma média de 29,35 Mbps, seguida pelo Rio de Janeiro com 25,14 Mbps e São Paulo com 25,08 Mbps. As velocidades medianas mais lentas foram encontradas em Recife, no Nordeste do país, com 18,65 Mbps e Manaus, na região Norte, que está no final da lista com 18,37 Mbps.

Qual a banda larga móvel mais rápida do país?

Qual a banda larga móvel mais rápida do país?
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Em relação à consistência do desempenho de cada operadora no país, o relatório constatou que a Claro foi a operadora móvel mais rápida entre as principais operadoras do Brasil no terceiro trimestre de 2021; em termos de consistência, 88,2% dos resultados mostraram velocidade mínima de download de 5 Mbps para a Claro e velocidade mínima de upload de 1 Mbps.

De acordo com o relatório da Ookla, não havia provedor estatisticamente mais rápido para velocidade média de download 5G, embora a Claro mostrasse 65,92 Mbps, Vivo 64,61 Mbps e TIM 58,14 Mbps.

Em termos de latência mediana para as principais operadoras de telefonia móvel no Brasil durante o terceiro trimestre do ano, a TIM teve a menor latência em 26 ms, de acordo com o relatório. Quando se trata de informações sobre o dispositivo, a análise de Ookla em alguns dos telefones mais rápidos do Brasil descobriu que o iPhone 12 5G entregou a velocidade média de download mais rápida durante a com 53,28 Mbps.

Um estudo separado, publicado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil em agosto, descobriu que a população conectada do Brasil depende principalmente de smartphones para acessar a Internet, já que a penetração de PCs continua baixa entre cidadãos financeiramente vulneráveis. De acordo com a pesquisa, 58% dos brasileiros só acessam a web pelo celular.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.