in

Qualcomm estabelece novo recorde na faixa mmWave 5G

Essa inovação poderia acelerar a implantação do 5G e reduzir os custos para todos.

O alcance tem sido o maior obstáculo para os provedores na adoção e implantação da tecnologia mmWave em suas redes. Todavia, a Qualcomm demonstrou uma conexão mmWave 5G em um alcance de 3,8 km, o dobro do que a empresa prometeu originalmente.

Supondo que essa inovação possa se traduzir em benefícios para as operadoras de telefonia móvel, ela poderia acelerar a implantação do 5G e reduzir os custos para todos.

Qualcomm estabelece novo recorde na faixa mmWave 5G

Os primeiros produtos 5G chegaram ao mercado em 2019 com promessas de banda larga e baixa latência. Por outro lado, a maioria dos telefones habilitados para 5G ainda são bastante caros.

Qualcomm estabelece novo recorde na faixa mmWave 5G
A Qualcomm demonstrou uma conexão mmWave 5G em um alcance de 3,8 km, o dobro do que a empresa prometeu originalmente. Imagem: Xiaomi.

Devido ao uso de frequências de banda alta, o mmWave pode trazer velocidades multi-gigabit por segundo para as massas; mas alcance muito baixo e dificuldade de penetração em edifícios têm sido contratempos desafiadores. O anúncio recente da Qualcomm pode ser exatamente o que a indústria precisa.

Com a ajuda da Casa Systems e da Ericsson, a Qualcomm demonstrou uma inovação no alcance do mmWave ao manter uma conexão de dados a 3,8 km de distância. O hardware utilizado foi um modem Snapdragon X55 equipado com uma antena QTM527; conectado a um sistema de rádio Ericsson Air 5121 com hardware de torre Baseband 6630.

Transferência de dados de alcance estendido

A Qualcomm diz que o avanço foi alcançado com a aplicação de software de alcance estendido ao hardware comercial da Ericsson; mas não menciona como o desempenho se saiu nessa faixa. Sem alterações no próprio hardware, é improvável que a Qualcomm tenha descoberto como quebrar as leis da física para dobrar o alcance sem afetar a velocidade.

Assim, o mais provável é que a implementação aprimorada do software esteja permitindo que a rede e o dispositivo lidem com a perda de pacotes de uma conexão degradada de forma mais elegante, sem recorrer a uma conexão de banda inferior.

Apesar das informações limitadas divulgadas pela Qualcomm, eles estão claramente animados com as aplicações potenciais. Gautam Sheoran, da Qualcomm, afirmou:

Com este marco importante sendo o primeiro passo na utilização do mmWave para uma transferência de dados 5G de alcance estendido, nossa colaboração com a Casa Systems e a Ericsson está abrindo o caminho para implementar serviços de banda larga fixa para ampla cobertura em ambientes urbanos, suburbanos e rurais.

Fonte: Tech Spot

Qualcomm Snapdragon 732G promete mais potência para telefones de médio porte

Chips Wi-Fi da Qualcomm e da MediaTek são afetados por ataques tipo Kr00k

Quase 50% de todos os smartphones são afetados por bugs do Qualcomm Snapdragon