in

Raspberry Pi 4 tem gráficos mais rápidos

A Raspberry Pi Foundation contratou a empresa de consultoria Igalia para desenvolver o driver VD3V Vulkan.

Os proprietários do Raspberry Pi 4 ficarão satisfeitos em saber que o suporte ao Vulkan está um passo mais perto, graças ao driver Vulkan V3DV, que foi incorporado na versão mais recente da pilha gráfica Mesa para o Raspberry Pi 4. O driver VD3V traz o suporte Vulkan para o hardware de GPU Broadcom VideoCore mais recente, especialmente para o Raspberry Pi 4.

A Raspberry Pi Foundation contratou a empresa de consultoria Igalia para desenvolver o driver VD3V Vulkan. O driver VD3V Vulkan promete alta qualidade e gráficos mais rápidos para o computador de placa única; estendendo o suporte do Vulkan para o Raspberry Pi 4.

Raspberry Pi 4 tem gráficos mais rápidos

Iago Toral, da Igalia, que está trabalhando na pilha de drivers gráficos do Mesa para Raspberry Pi 4, anunciou que o driver foi fundido com o Mesa upstream, tornando-o um dos drivers oficiais do Vulkan Mesa junto com drivers para outros hardwares gráficos.

Raspberry Pi 4 tem gráficos mais rápidos
Os proprietários do Raspberry Pi 4 ficarão satisfeitos em saber que o suporte ao Vulkan está um passo mais perto, graças ao driver Vulkan V3DV, que foi incorporado na versão mais recente da pilha gráfica Mesa para o Raspberry Pi 4. Imagem: Raspberry Pi Blog.

Essa mudança significa que o VD3V fará parte de todos os lançamentos do Mesa e qualquer pessoa que quiser testá-lo pode obtê-lo no repositório oficial. Toral acrescentou que o driver VD3V já passou por mais de 100.000 testes do Khronos Conformance Test Suite para Vulkan 1.0; e implementou a API Vulkan 1.0 completa.

Toral planeja testar o driver ainda mais e solucionar bugs e problemas de desempenho. Conforme observado pelo Phoronix, o Mesa 20.3, a versão mais recente do Mesa, está programado para ser lançado como estável no início de dezembro. Assim, como faz parte do Mesa, é mais fácil para as distribuições Linux Raspberry Pi oferecer este driver Broadcom Vulkan.

Fonte: ZDNET

NVIDIA lança outro novo driver Vulkan Beta 455.26.01

Steam Client ganha melhorias Vulkan para Linux

Mesa 20.1.6 lançado com melhorias no Vulkan