Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

02/10/2020 às 15:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Leonardo Santana

Rede impossível de hackear usa a física quântica

Em breve, função de chamada quântica chegará aos smartphones

A BT e a Toshiba implantaram uma rede quântica “impossível de hackear” que usa fluxos de fótons para criptografar comunicações sensíveis. Um teste terá dados transmitidos entre duas instalações de engenharia em Bristol usando chaves de criptografia transmitidas como partículas de luz “codificadas”.

A rede de 6 km usará o Quantum Key Distribution (QKD) da Toshiba para proteger o tráfego de dados enviado entre os dois locais por meio da infraestrutura de fibra Openreach da BT.

Rede ‘impossível de hackear’ usa a física quântica

O QKD é usado para distribuir chaves digitais secretas, que podem ser usadas junto com um algoritmo de criptografia para criptografar ou autenticar informações codificadas. A solução permite que tanto as chaves quânticas quanto os dados da rede sejam transmitidos em um fluxo de fótons ao longo do mesmo cabo de fibra, usando uma técnica chamada multiplexação.

Rede 'impossível de hackear' usa a física quântica

A BT e a Toshiba implantaram uma rede quântica “impossível de hackear” que usa fluxos de fótons para criptografar comunicações sensíveis. Imagem: @halacious | Unsplash.

A Toshiba está realizando testes de sua tecnologia no Japão e nos EUA, onde o QKD está sendo usado para proteger informações confidenciais para organizações de serviços financeiros e de saúde.

No QKD, cada bit da chave é codificado em um único fóton. A teoria quântica determina que, se alguém tentar ler o estado codificado de um único fóton, ele será imediatamente alterado. Portanto, isso (em teoria) torna o QKD quase impossível de hackear.

O Dr. Andrew Shields, chefe de tecnologia quântica da Toshiba Europa, disse:

As leis da física significam que se alguém obtiver alguma informação sobre o estado codificado, isso inevitavelmente mudará o estado codificado.

Levará algum tempo até termos um grande computador quântico, mas se você tiver informações que precisam permanecer confidenciais por vários anos, é importante que sejam criptografadas hoje de uma forma que não sejam quebradas no futuro.

Fonte: ZDNET

https://sempreupdate.com.br/d-wave-diz-que-seu-sistema-quantico-de-5-000-qubits-esta-pronto-para-negocios/

https://sempreupdate.com.br/quando-veremos-um-pc-quantico/

https://sempreupdate.com.br/ibm-desenvolve-computador-quantico-de-1000-qubit/

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.