in

Quando veremos um PC quântico?

Computadores quânticos mudarão a maneira como pensamos em computação.

Em breve, função de chamada quântica chegará aos smartphones
Imagem: Gerd Altmann | Pixabay.

De acordo com o CEO da IonQ, Peter Chapman, poderíamos ver um PC quântico em 2025. Conversando com uma multidão, Chapman disse que nos próximos cinco anos você verá desktops quânticos, embora o objetivo seja chegar a um computador quântico montado em rack.

Ele disse:

Sabe, você não pode confiar em um sistema que está sentado em uma nuvem. Portanto, ele precisa estar no próprio avião. Se você vai aplicar o quantum em aplicações militares, então você vai precisar de computadores quânticos implantados na borda.

Quando veremos um PC quântico?

A IonQ conta com a tecnologia pioneira em relógios atômicos para sua forma de computação quântica. Chapman previu que poderíamos ter máquinas quânticas de ponta em situações como um avião militar, que não pode acessar a nuvem de forma eficiente.

Quando veremos um PC quântico?
De acordo com o CEO da IonQ, Peter Chapman, poderíamos ver um PC quântico em 2025. Imagem: @halacious | Unsplash.

Alan Baratz, CEO da D-Wave Systems, achava que tudo dependia da tecnologia supercondutora que sua empresa está construindo, que requer um tipo especial de unidade de refrigeração quântica grande chamada geladeira de diluição; essa unidade tornaria a meta de cinco anos de ter um PC quântico desktop altamente improvável.

Itamar Sivan, CEO da Quantum Machines, também acredita que temos muitas etapas a percorrer antes de ver esse tipo de tecnologia e muitos obstáculos a superar para que isso aconteça.

Sivan disse:

Este desafio não está dentro de um problema específico e singular de encontrar o material certo ou resolver alguma equação muito específica. É um desafio multidisciplinar.

A D-Wave, por outro lado, usa um conceito chamado recozimento quântico, que permite criar milhares de qubits, mas ao custo de taxas de erro mais altas.

À medida que a tecnologia se desenvolve nas próximas décadas, essas empresas acreditam que estão oferecendo valor ao dar aos clientes um ponto de partida nesta poderosa forma de computação que, quando aproveitada, mudará a maneira como pensamos em computação.

Fonte: Fudzilla

IBM desenvolve computador quântico de 1000 Qubit

Reino Unido está construindo seu primeiro computador quântico comercial

Honeywell lança o computador quântico mais rápido do mundo

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Google eliminará o recurso de sincronização do Chrome em navegadores de terceiros

Google Chrome se separa do Chrome OS

Nova versão estável do Tor traz novidades no Onion Balance

Nova versão estável do Tor traz novidades no Onion Balance