in

Reino Unido está construindo seu primeiro computador quântico comercial

Espera-se que a nova máquina ajude a liberar bilhões de dólares prometidos pela revolução quântica.

Quando veremos um PC quântico?
Imagem: Gerd Altmann | Pixabay.

A ministra da ciência Amanda Solloway anunciou o primeiro computador quântico comercial do Reino Unido, apoiado por um investimento de £ 10 milhões do governo e da indústria, para uso nos próximos anos.

Espera-se que a nova máquina ajude as empresas a liberar as oportunidades de bilhões de dólares prometidas pela revolução quântica em setores que vão desde farmacêutico e transporte até aeroespacial.

Reino Unido está construindo seu primeiro computador quântico comercial

Enquanto o novo computador quântico ficará fisicamente localizado em Abingdon, Oxfordshire, parceiros e clientes poderão acessar e operar o sistema na nuvem, para executar aplicativos em aprendizado de máquina, simulação de materiais e finanças.

Amanda Solloway disse:

Nossa ambição é ser a primeira economia pronta para o “quântico” do mundo; o que poderia fornecer às empresas e indústrias do Reino Unido bilhões de libras em oportunidades. Portanto, estou muito satisfeita que as empresas de todo o país tenham acesso ao nosso primeiro computador quântico comercial, a ser baseado em Abingdon.

Reino Unido está construindo seu primeiro computador quântico comercial
Espera-se que a nova máquina ajude as empresas a liberar as oportunidades de bilhões de dólares prometidas pela revolução quântica em setores que vão desde farmacêutico e transporte até aeroespacial. Imagem: Rigetti Computing | Justin Fantl.

A empresa Rigetti Computing desenvolverá o computador quântico ao longo de um programa de três anos, em parceria com várias organizações do Reino Unido. A Rigetti foi um dos 38 vencedores do Quantum Technologies Challenge que premia projetos focados na comercialização de tecnologias quânticas. O financiamento recebido como parte do desafio será usado para liderar o desenvolvimento do novo computador quântico.

A empresa norte-americana é uma das únicas empresas a desenvolver plataformas de computação quântica em todo o mundo. A Rigetti constrói computadores quânticos e os processadores quânticos supercondutores que os alimentam.

Depois que o computador quântico é construído, completo com chips e processadores quânticos supercondutores, o dispositivo é alojado em refrigeradores de temperatura muito baixa para permitir um melhor controle dos qubits.

A empresa americana está competindo com gigantes da tecnologia como a IBM na busca por comercializar a computação quântica em escala. No ano passado, por exemplo, a IBM lançou seu próprio computador quântico comercial, chamado IBM Q System One.

Fonte: ZDNET

EUA anuncia plano de US$ 1 bilhão para o avanço da IA e da pesquisa quântica

IBM atinge novo marco da computação quântica

Uma internet quântica eliminaria preocupações de segurança