in

Uma internet quântica eliminaria preocupações de segurança

Uma rede quântica nos EUA pode estar totalmente funcional em cerca de uma década.

Na internet quântica, os fótons usados para armazenar o conteúdo de uma mensagem estariam “emaranhados” e, portanto, completamente em segurança. Nesse fenômeno físico, um par ou grupo de partículas estão misteriosamente ligadas, apesar de estarem separados por grandes distâncias.

Por outro lado, a internet tradicional funciona codificando dados em fótons de luz e enviando-os por longas distâncias ao longo de cabos de fibra óptica ou sem fio através de satélites. O problema, no que se refere à segurança, é que essas comunicações podem ser interceptadas ao longo do caminho. Assim, um hacker pode receber os mesmos dados.

Uma internet quântica eliminaria preocupações de segurança

O Departamento de Energia dos EUA divulgou seu plano para o que está chamando de Quantum Internet (internet quântica), uma segunda internet que funcionaria paralela à internet tradicional e ofereceria níveis de segurança sem precedentes.

Paul Dabbar, subsecretário de Ciência do Departamento de Energia, disse:

Uma rede quântica, por causa da física, é por definição completamente segura.

Em síntese, se essas partículas forem manipuladas de alguma forma durante a transmissão, inclusive se interceptadas por um hacker, o emaranhamento seria quebrado e a mensagem apareceria embaralhada para o hacker e o destinatário.

Uma internet quântica eliminaria preocupações de segurança
Na internet quântica, os fótons usados para armazenar o conteúdo de uma mensagem seriam “emaranhados”, um fenômeno físico no qual um par ou grupo de partículas estão misteriosamente ligadas, apesar de estarem separados por grandes distâncias. Imagem: Gerd Altmann | Pixabay.

Pesquisadores e cientistas apenas arranharam a superfície em sua compreensão do emaranhamento quântico. Nesse meio tempo, os cientistas estão experimentando repetidores quânticos em intervalos regulares ao longo da rota para evitar a queda de sinal.

Os repetidores estão em seus estágios iniciais de desenvolvimento, mas parecem promissores até agora. Uma rede quântica em todo os EUA pode estar totalmente funcional em cerca de uma década.

Fonte: Tech Spot

Honeywell lança o computador quântico mais rápido do mundo

Qubits “quentes” da Intel podem levar a computadores quânticos mais avançados

D-Wave oferece acesso gratuito a seus computadores quânticos para pesquisadores da COVID-19

Toshiba diz que criou um algoritmo que supera computadores quânticos usando hardware padrão de silício

A Microsoft está reinventando os qubits – As unidades básicas dos computadores quânticos