O Ubuntu Unity 22.10 foi lançado, mas este lançamento foi realmente muito especial para o time do Ubuntu Unity. Saiba que foi na edição 22.10 que o Ubuntu Unity entrou para o grupo dos sabores oficiais do Ubuntu. E assim, a gente não poderia deixar de fazer o review do Ubuntu Unity 22.10 e contar para você o que achamos sobre o sistema. Além deste sabor, todos os outros sabores oficiais do Ubuntu foram lançados também. Se você preferir, também fizemos o review do Ubuntu 22.10.
Unity e Ubuntu
Se você é novo no mundo Linux ou Ubuntu, abaixo deixamos uma imagem do Unity no Ubuntu 18.04 LTS. Essa foi a última aparência do Unity e logo mais você vai conhecer como está o novo Unity presente no Ubuntu 22.10.
O Unity sempre foi a preferida da Canonical, a empresa que mantém o Ubuntu até hoje. No entanto, a alguns anos a Canonical resolveu descontinuar o desenvolvimento do Unity fornecendo o código-fonte para que a Comunidade ou a quem de interesse, pudesse seguir com o Unity. Mas, de lá para cá, nunca mais tivemos nenhum sabor oficial do Ubuntu com o Unity, então agora é momento de comemorar, especialmente para aqueles que sempre gostaram do ambiente de desktop Unity.
Dados do computador utilizado no review do Ubuntu Unity 22.10
O computador que utilizamos neste review do Ubuntu Unity 22.10 está dentro dos parâmetros. Você também pode conhecer os requisitos de sistema para instalar o Ubuntu Unity 22.10. Mas, lembre-se que os requisitos descritos pela Canonical são mínimos, para que você consiga utilizar o Ubuntu em tarefas simples.
Dados do computador utilizado nesta avaliação:
- Computador Lenovo Edge 72 (SFF)
- Intel® Core™ i3 3220 – 3ª Geração
- DDR3 – 4 GB de memória RAM
- 500 GB de armazenamento SATA
- Placa de vídeo Intel HD Graphics 2500 (IVB GT1)
- Placa de rede integrada 10/100/1000
Entradas disponíveis no PC, todas sem alterações:
- 4 USB traseiro
- 2 USB Frontal
- 2 Entradas para Fone de ouvido
- 1 VGA
- 1 DVI
- 1 Entrada para Rede
Observe que é um PC mediano, com boa capacidade e atende aos requisitos mínimos para instalar o Ubuntu Unity 22.10. Optamos por essa máquina pois os drivers são de código aberto ou podem estar disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu.
Review do Ubuntu Unity 22.10
Antes de começar a tecer comentários sobre o Ubuntu Unity 22.10, é importante lembrar que mesmo tendo como base o Ubuntu 22.10, o Ubuntu Unity pode conter modificações por parte do time de desenvolvimento do sabor.
Este review possui como público alvo iniciantes e entusiastas do mundo Linux. Não vamos abordar nenhum item extremamente técnico ou de difícil compreensão.
Download o Ubuntu Unity 22.10
O Ubuntu Unity 22.10 está disponível para download através dos sites oficiais. É muito importante que você sempre faça o download do Ubuntu de fontes confiáveis, isso evita alterações na ISO e garante que todas as atualizações lançadas do Ubuntu Unity 22.10 estejam presentes.
A ISO que baixamos foi a do dia 25 de outubro de 2022. Porém, saiba que as versões de manutenção vão alterando a ISO a cada lançamento. Mas não se preocupe, basta manter o seu sistema atualizado que você receberá todos os novos recursos e correções lançadas.
Notamos que o download do Ubuntu Unity 22.10, não foi tão rápido como no Ubuntu 22.10. Utilizamos uma conexão de 250 MB para o download, não houve quedas ou gargalos. Isso é importante mencionar, pois em reviews anteriores notamos um não aproveitamento de todo potencial da internet, porém parece que há um limite de velocidade nos servidores que hospedam o Ubuntu Unity, ou pode ser um congestionamento momentâneo. Conseguimos baixar a ISO em 20 minutos.
Inicialização em modo live do Ubuntu Unity 22.10
O modo live demorou um pouco para carregar, a ISO foi gravada em um pendrive normalmente. Porém, notamos queo sistema foi carregado rapidamente, mas o Unity demorou um pouco até que estivesse perfeitamente carregado, por enquanto estávamos vendo apenas o mouse em uma tela preta. Mas, bastou aguardar alguns minutos, acreditamos que cerca de 3 minutos e o ambiente carregou perfeitamente.
Lembre-se que estamos utilizando placa onboard Intel que não necessidade drivers adicionais. Neste primeiro momento sentimos falta do gerenciador de arquivos, para um iniciante possa ser que ele fique perdido sem saber por onde acessar os arquivos pessoais.
Mas, por algum motivo o gerenciador não estava no dash do Unity, foi necessário pesquisar por “files” para que o gerenciador pudesse ser exibido. Talvez deixar o gerenciador de arquivo fixo, como era, pode ajudar novos usuários a aproveitar melhor o Ubuntu Unity 22.10.
Além disso, o Firefox que geralmente também fica fixo na barra lateral, também não estava lá. Isso são pontos importantes para quem não conhece o sistema. Seria interessante que o Ubuntu Unity atendesse a esse padrão do próprio Ubuntu.
Sobre o consumo de recursos, o Ubuntu Unity 22.10 em modo live, segue o padrão do Ubuntu 22.10. O consumo permanece com 1.2 GB de RAM e o processamento quase não é consumido. Lembre-se que estamos avaliando o modo live do Ubuntu Unity 22.10, ou seja, experimentar sem instalar.
Avaliamos a instalação do Ubuntu Unity 22.10 no PC
Agora vamos instalar o Ubuntu Unity 22.10 no PC e verificar como ele se comportar na realidade. O instalador do Ubuntu Unity 22.10 segue o mesmo padrão do Ubuntu 22.10. Ele consegue entregar instruções de instalação simples e bastante didático, quando comparamos ao modelo tradicional de apenas avançar e finalizar.
Para visualizar as imagens abaixo em tamanho maior basta clicar sobre cada uma delas que uma guia será aberta no navegador.
Para quem tem a vida corrida, saiba que utilizar pendrive ao invés de DVDs para instalar o Ubuntu Unity 22.10 é a melhor saída, a nossa instalação completa do sistema entre preencher os dados do instalador até tudo ser concluído, levou cerca de 31 minutos. Lembrando que escolhemos a opção de “Atualizar enquanto ele instala”, isso evita que tenhamos que rodar um upgrade no pós-instalação. Não houveram nenhum travamento ou falhas.
Ao contrário do Ubuntu 22.10, tivemos que aguardar algumas atualizações de pacotes, nada de mais, porém isso não ocorreu no Ubuntu 22.10, até agora apenas no Ubuntu Unity. Então é quase provável que quando você for instalar o Ubuntu Unity no PC tenha mais atualizações. Você também pode instalar o sistema e rodar atualização depois, isso será bem mais rápido.
Um comportamento estranho que identificamos foi apenas ao usar o Google Drive, quando enviamos os prints do review para nuvem, a janela do gerenciador de arquivos que permite escolher a pasta para enviar para a nuvem abriu por trás do navegador. E assim, quase não percebemos a existência dela ali.
Avaliando a primeira inicialização do Ubuntu Unity 22.10 após instalação no computador
Com o Ubuntu Unity 22.10 instalado adequadamente em nossa máquina, vamos analisar alguns aspectos. Na primeira inicialização, notamos que a tela de login carregou uma imagem roxa sem o papel de parede padrão da versão. Mas, após uns 50 segundos, tudo carregou perfeitamente.
Após o login, o ambiente precisou de mais algum tempo para reconhecer o hardware novamente e exibir o Unity totalmente carregado e com um balão exibindo as tecladas de atalhos.
E sim, o ausência de itens essenciais para quem ainda não conhece o Ubuntu Unity permaneceu, o gerenciador de arquivos não está fixo na barra lateral, e quem nunca teve contato com o Unity pode sentir dificuldades.
Veja como é o padrão dos ícones após a instalação:
Agora veja nossa sugestão como padrão pensando em novos usuários:
Avaliando abertura de aplicativos tradicionais no Ubuntu Unity 22.10
Neste tópico, vamos verificar e comparar o consumo de recursos ao abrir aplicações tradicionais básicas. Imaginando que uma usuário iniciante vai utilizar o Ubuntu Unity apenas para tarefas que não vão exigir grande poder de processamento, memória ou renderização.
Com o sistema limpo, sem nenhuma aplicação aberta. Observe que o consumo é menor que o Ubuntu 22.10, mas menor em torno de 5%, nada que gere um grande destaque ao sistema.
Nesta etapa, vamos abrir o Firefox, o navegador padrão do Ubuntu Unity 22.10. Desta vez, seguindo a ordem, vamos abrir 1 aba e depois 3 abas.
Observe que agora vamos abrir 3 abas e analisar o consumo também.
Note que no primeiro momento o consumo dos recursos da nossa máquina chegou a ultrapassar os 50% para processamento e 65% de memória RAM. Mas, não identificamos o consumo de swap, isso pode apontar um melhor gerenciamento de memória no Ubuntu Unity.
Agora, vamos manter o Firefox em segundo plano, porém aberto e vamos abrir o LibreOffice. O LibreOffice foi aberto com o start padrão da suíte de escritório. Notamos que o processamento teve alguns picos, o que é normal, e depois manteve-se estável, consumindo menos de 10% do processamento. Já o consumo de memória RAM chegou a quase 70%.
Ainda sobre a abertura do LibreOffice, seguimos abrindo o Write, sendo a versão alternativa correspondente ao Microsoft Word. Existem outras suítes, conheça uma lista com as melhores alternativas ao Office para Linux.
Abrindo o LibreOffice Write observamos um aumento do consumo. Mas, nada que impeça o Ubuntu Unity 22.10 de funcionar adequadamente para tarefas simples. Porém, observe que agora, com quase 74% da memória consumida, o sistema começa a utilizar o swap, mas muito pouco cerca de 1.4 MB.
Para tarefas simples e com recursos limitados como os da nossa máquina, a base do Ubuntu 22.10 parece atender sem consumo exagerado aos requisitos mínimos gerais e padrão do Ubuntu. Porém, para mais de 3 abas no navegador ou várias janelas, o sistema pode apresentar um certa lentidão.
Mas, pensando no swap é provável que demore um pouco até que tudo esteja muito lento. Assim, o Ubuntu neste quesito mantém um certo equilíbrio. Em nossos testes de arrastar janelas e abrir vários aplicativos comuns, o sistema não travou ou teve gargalos.
Sobre o armazenamento em disco, a instalação do Ubuntu Unity 22.10 utilizou quase 25 GB de espaço. Mas, considerando os padrões Ubuntu, tudo está dentro do esperado, até porque na atualidade é raro um disco rígido ainda estar sendo utilizado com menos de 80 GB. Mas, a gente sabe que eles existem e estão funcionando.
Aplicativos padrão, quem vem instalado no Ubuntu Unity 22.10
Verificamos que são 69 aplicativos pré-instalados no Ubuntu Unity 22.10. Mas, também notamos que algumas aplicações diferem do padrão Ubuntu. Alguns apps extras são na verdade para gerenciar o Unity.
Os aplicativos padrões que vem instalado no Ubuntu 22.10 são:
- Aparência
- Arquivos
- Atualizador
- Bluetooth
- Brilho de bloqueio
- Calculadora do MATE
- Captura de tela
- Cheese
- Thunderbird
- Configurações avançadas de rede
- Configurações do teclado
- Configurações do sistema
- Contas de usuários
- Cor
- Criador de discos de inicialização
- Data e hora
- Detalhes
- Discos
- Drivers adicionais
- Energia
- Entrada de texto
- Estatísticas de energia
- Ferramenta de ajustes do Unity
- Gerenciador de arquivos compactados
- Gerenciador de pacotes Synaptic
- Hora e data
- Impressoras
- Instalador de pacotes GDebi
- LibreOffice
- Logout
- Mahjongg
- Mapa de caracteres
- Minas
- Monitor do sistema
- Monitores
- Mouse & Touchpad
- Firefox
- Contas online
- Paciência
- Pluma
- Programas e atualizações
- Reboot
- Rede
- Remmina
- VLC
- Rhythmbox
- Scanner de documentos
- Privacidade e segurança
- Senhas e chaves
- Sharing
- Shotwell Photo
- Shutdown
- Som
- Stacer
- Startup Applications
- Sudoku
- Suporte a idiomas
- Tablet Wacom
- Teclado
- Terminal
- TeXInfo
- Transmission
- Usuários de grupos
- UXTerm
- Visualizador de documentos Atril
- Visualizador de imagens
- XTerm
Note que não localizamos a central de programas presente no Ubuntu 22.10. Então, você terá que instalar os aplicativos pelo Terminal ou instalar um Central de Programas. Além de todos estes aplicativos que vem pré-instalado, é importante lembrar que alguns você pode não conseguir remover por serem do sistema. Você também pode conhecer uma lista que preparamos com os 50 aplicativos para Ubuntu que você precisa conhecer.
Se você é iniciante é precisa de ajuda para instalar aplicativos no Ubuntu, saiba que temos um tutorial que orienta a como instalar qualquer aplicativo no Ubuntu utilizando o Terminal, além disso você também pode experimentar uma Central de programa para o seu Ubuntu Unity e instalar qualquer aplicativo em 1 clique.
Conclusões sobre o review do Ubuntu Unity 22.10
A distribuição Ubuntu Unity 22.10, segue o padrão base do Ubuntu 22.10. Mas há uma grande possibilidade de usuários iniciantes, que não conhecem o apt, sintam dificuldades em instalar programas devido à falta de uma Central de programa fixa na barra lateral.
Além disso, como já mencionamos, o Firefox e o gerenciador de arquivo deveriam estar fixos na barra, seguindo uma padrão que ajuda aqueles que querem ter este primeiro contato com o Linux.
Por fim, os requisitos mínimos realmente são suficientes para um usuário comum, sem grandes necessidades. Mas nada que mereça enfase, tudo segue o padrão da versão 22.10.