in

Richard Stallman disse que não usa criptomoedas

Stallman disse que os sistemas de pagamento digital são fundamentalmente perigosos.

Richard Stallman disse que não usa criptomoedas

Richard Stallman, do projeto GNU, disse que não gosta de criptomoedas. Em uma entrevista, Stallman disse que não é contra elas e não está fazendo campanha para eliminá-las. Ele disse:

Eu simplesmente não quero usá-las.

Stallman disse que os sistemas de pagamento digital são fundamentalmente perigosos se não forem projetados para garantir a privacidade.

Richard Stallman não usa criptomoedas

Países como a China, que pensam em lançar moeda digital centralizada, são inimigos da privacidade. Portanto, Stallman disse:

A China mostra como é a vigilância totalitária. Eu considero aquele o inferno na terra. É por isso que não usei criptomoedas emitidas pela comunidade. Se a criptomoeda for emitida por um governo, ela vigiará as pessoas da mesma forma que os cartões de crédito e o PayPal; e todos os outros sistemas são completamente inaceitáveis.

Richard Stallman disse que não usa criptomoedas
Richard Stallman, do projeto GNU, disse que não gosta de criptomoedas.

Além disso, Stallman disse:

Richard Stallman disse que não usa criptomoedasEu não faço nenhum tipo de pagamento digital, e o motivo é que os sistemas existentes não respeitam a privacidade do usuário, e isso inclui o Bitcoin. Cada transação com o Bitcoin é publicada.

Stallman não estava convencido sobre as iniciativas para tornar o Bitcoin mais privado:

O projeto GNU desenvolveu algo muito melhor, que é o GNU Taler. GNU Taler não é uma criptomoeda. É um sistema de pagamento projetado para ser usado para pagamentos anônimos a empresas para comprar algo. É anônimo por meio de uma assinatura cega para o pagador. No entanto, o beneficiário deve se identificar a cada compra, a fim de retirar dinheiro do sistema. Portanto, a ideia é que você pode usar sua conta bancária para obter Taler Tokens e pode gastá-los; e o beneficiário não será capaz de dizer quem você é.

Libra do Facebook

Por fim, em resposta a uma pergunta sobre o projeto de moeda digital Libra do Facebook, Stallman diz que não estudou os detalhes:

O mais importante sobre ele eu já sei. Ele está conectado ao Facebook, e Facebook significa vigilância.

Exorto as pessoas a se juntarem a mim na recusa absoluta de usar o Facebook, ou melhor, de ser usado pelo Facebook. Portanto, não seja um otário: não seja usado pelo Facebook.

Fonte: Fudzilla

Free Software Foundation escolhe novo presidente após saída polêmica de Richard Stallman

Patrocinadores Platinum da Copyleft Conf são acusados de ataques ao criador da Copyleft, Richard Stallman

Richard Stallman critica a Microsoft e pede liberação do código fonte do Windows