A Valve continua a melhorar a Proton, uma implementação que depende da Wine para trazer os jogos de vídeo nativos do Microsoft Windows para o cliente Stream Play para Linux. No último dia de julho, inclusive, foi lançado o Proton 4.11. No entanto, a Valve não é como outras empresas e não foca apenas em tudo que rodeia a Microsoft. Então, é por isso que sua plataforma de videogame Steam propôs que algumas mudanças sejam feitas no kernel, melhorando a experiência do usuário ao jogar no Linux. Portanto, a Steam propõe mudanças no kernel Linux.
A nova versão do Proton, entre outras coisas, inclui uma função que reduz o consumo geral de CPU para jogos multi-thread. Os desenvolvedores do Steam dizem que forçaram um cenário ligado à CPU em uma máquina de última geração, minimizando os detalhes gráficos ao mínimo.
Isso foi necessário para ver a diferença entre a versão existente do Proton e uma que inclui aprimoramento multi-thread. Como vemos na imagem a seguir, a carga da CPU é reduzida em 10% no jogo Tomb Raider.
Steam propõe mudanças no kernel Linux para jogos funcionarem melhor
A nova versão do Proton também inclui um substituto experimental para o esync. Este é um recurso antigo do WINE que poderia aumentar o desempenho multi-thread em alguns jogos. Porém, os desenvolvedores do Steam dizem que essa função depende de confiar na funcionalidade do kernel do Linux efentfd.
O uso dessa funcionalidade pode causar algum esgotamento do descritor de arquivo em aplicativos que exigem muitos recursos e podem levar a uma torção estranha no kernel. Foi então que a Steam criou algumas mudanças no kernel Linux para estender a chamada ao sistema futex. Assim, expõe a funcionalidade central adicional que poderia ser usada para suportar a sincronização ideal do conjunto de encadeamentos.