in

Suécia proíbe equipamentos Huawei e ZTE do 5G

A avaliação foi feita em consulta com as Forças Armadas Suecas e o Serviço de Segurança Sueco.

A Suécia proibiu equipamentos de rede Huawei ou ZTE para seu 5G, devido a questões de segurança. A Autoridade Sueca de Correios e Telecomunicações (PTS) tomou a decisão após conduzir uma avaliação que concluiu que os equipamentos das empresas poderiam prejudicar a segurança da Suécia.

A avaliação foi feita em consulta com as Forças Armadas Suecas e o Serviço de Segurança Sueco. A decisão vem algumas semanas antes do leilão de 5G do país, marcado para 10 de novembro.

Suécia proíbe equipamentos Huawei e ZTE do 5G

As quatro principais empresas de telecomunicações da Suécia, Hi3G Access, Net4Mobility, Telia Sverige e Teracom já obtiveram aprovação para participar do leilão.

Suécia proíbe equipamentos Huawei e ZTE do 5G
A Suécia proibiu equipamentos de rede Huawei ou ZTE para seu 5G, devido a questões de segurança. Crédito: Daniel Leal-Olivas | AFP.

A proibição também determina que as empresas devem eliminar todos os produtos Huawei e ZTE atualmente em uso na infraestrutura existente para a rede de acesso de rádio, a rede de transmissão, a rede central e a rede de serviço e manutenção até o final de 2024.

Enquanto isso, a maior operadora de telecomunicações do Reino Unido, a BT, escolheu a Nokia para construir mais de suas redes 5G em todo o país, como parte dos planos de abandonar sua parceria com a Huawei. O país também definiu um cronograma de remoção de todos os equipamentos da Huawei até 2027.

Todas as principais empresas de telecomunicações do Canadá também escolheram para outras empresas para seus lançamentos 5G. Nos Estados Unidos e na Austrália, a Huawei e a ZTE estão proibidas de fornecer equipamentos 5G para qualquer implementação.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: ZDNET

Coreia do Sul rejeita pressão dos EUA para banir 5G da Huawei

TIM proíbe Huawei de licitação de equipamentos 5G na Itália e no Brasil

Vazamento do Huawei Mate 40 Pro revela Kirin 9000 de 5 nm e tela curva