A famosa e respeitada distribuição Arch Linux, altamente personalizável, leve e independente, tem um novo lançamento ISO para o mês de agosto de 2021, o primeiro a ser alimentado pelo kernel Linux 5.13.
Assim, o Arch Linux 2021.08.01 foi lançado e é o primeiro instantâneo ISO mensal da popular distribuição GNU/Linux a ser fornecido com a melhor e mais recente série de kernel Linux 5.13, que agora é usada por padrão. O Linux 5.13.6 está incluído neste instantâneo, mas o lançamento pontual do Linux 5.13.7 já atingiu os repositórios de teste no momento e logo chegará ao canal estável para você atualizar suas novas instalações para o kernel mais recente.
Arch Linux ISO com kernel Linux 5.13 já está disponível para download
Como você pode imaginar, o kernel Linux 5.13 apresenta melhor suporte de hardware, o que significa que o Arch Linux agora é compatível com mais sistemas e componentes. Os destaques incluem suporte FreeSync HDMI para GPUs AMD, suporte ACPI 6.4, suporte para teclado Thinkpad X1 Tablet Thin da Lenovo, Magic Mouse 2 da Apple ou controlador de jogo Luna da Amazon, bem como novos drivers virtio para alguns dispositivos de áudio e controladores Bluetooth.
Além disso, o lançamento de ISO do Arch Linux de agosto de 2021 inclui todas as atualizações e patches de segurança mais recentes que foram colocados nos repositórios da distribuição durante o mês de julho de 2021. Então, você não terá que baixar centenas de atualizações dos repositórios após o instalação. Em outras palavras, Arch Linux 2021.08.01 é o snapshot ISO mais atualizado do Arch Linux.
Com isso em mente, você pode baixar Arch Linux 2021.08.01 agora mesmo do site oficial, mas tenha em mente que este é indicado para aqueles que desejam implantar a distribuição GNU/Linux leve e personalizável em novos computadores, bem como para aqueles que desejam reinstalar.
Quem já possui a distribuição Arch Linux, precisa apenas atualizar suas instalações executando o comando a seguir em um emulador de terminal, e lembre-se de sempre manter suas instalações atualizadas.
sudo pacman -Syu
Sobre o kernel 5.13
Esta nova versão do kernel vem com uma série de mudanças internas dignas de destaque. Um dos mais importantes e esperados é que, por fim, será compatível com os processadores Apple M1 lançados em 2020. Além disso, o driver Intel também foi aprimorado para reduzir a temperatura, o driver AMD Energy foi eliminado por falta de suporte, e mais mudanças relacionadas ao processador foram implementadas, como:
- Erros corrigidos no AMD Zen.
- Perf compatível com Intel Alder e AMD Zen 3.
- Melhorias no RISC-V.
- Suporte em Loongson 2K1000.
- PowerPC de 32 bits agora suporta eBPF e KFENCE.
- Suporte ao Hyper-V em processadores ARM de 64 bits.
- Suporte para o coprocessador AMD Crypto.
- Suporte para bloqueio de barramento Intel.
- Novo utilitário KCPUID.
Este novo kernel também atualizou tudo relacionado a drivers gráficos. Por exemplo, o suporte inicial para Intel Alder Lake S iGPU foi adicionado, bem como o suporte para gráficos discretos da Intel continuou. No caso da AMD, o suporte para FreeSync via HDMI e o suporte inicial para AMD Aldebaran foram finalmente adicionados.
Baixe a nova versão do Arch Linux
Via 9to5Linux