A Apple é atualmente a marca de smartphone mais valiosa do mundo e seus produtos são de qualidade premium. No entanto, nem ela está imunidade contra as falhas usuais às vezes associadas a produtos eletrônicos. Como um carregador do iPhone pegar fogo, por exemplo.
O que aconteceu com Amie Hall, de 17 anos, que mora em Birmingham, na Inglaterra, pode muito bem estar além de uma pequena falha, já que o carregador do seu iPhone supostamente colocou fogo em seu cobertor. Como você pode observar na imagem abaixo.
Carregador de iPhone supostamente pega fogo
O incidente teria acontecido na noite de 18 de março, enquanto a jovem Hall estava prestes a dormir. Antes disso, ela conectou seu iPhone para carregar e aparentemente o manteve na cama, talvez debaixo do cobertor.
No entanto, talvez ele não tenha se dado conta do risco disso. O que aconteceu a seguir pode tê-la deixado com queimaduras graves ou até mesmo ter sido fatal. Ela relatou ter visto chamas “laranja piscando” em seu cobertor, o que pegou fogo no cobertor e causou uma pequena queimadura em sua bochecha. No entanto, a adolescente alertou rapidamente sua mãe e elas conseguiram apagar o fogo sem a ajuda dos bombeiros.
A jovem compartilhou algumas fotos de suas queimaduras e do cabo de carregamento queimado no Facebook (contidas acima), aparentemente para chamar a atenção de outras pessoas para o perigo de “deixar o telefone carregando durante a noite”.
Proteção contra superaquecimento
Os smartphones modernos e seus adaptadores vêm com várias tecnologias para proteger contra sobrecarga, superaquecimento e outros. No entanto, existem muitos produtos de terceiros abaixo do padrão por aí, sem esses recursos de proteção e que podem causar acidentes.
Embora não se saiba no momento o que causou o incêndio, o Birmingham Mail relata que o carregador consistia em um cabo de carregamento da Apple e um adaptador de carregamento de outra marca, embora Hall afirme o contrário. “Este nem é um carregador barato, é um carregador da Apple”, escreveu ela no Facebook. “Por favor, não vá para a cama e deixe seu telefone carregando durante a noite.”
A Apple está investigando a causa do incêndio e enfatizou que todos os usuários do iPhone devem garantir que cumprem os padrões de carregamento seguro. Assim, é aconselhável que os usuários não carreguem seus iPhones em locais onde haja umidade ou áreas que não sejam bem ventiladas.
Caso não cumpra esses requisitos de segurança, isso pode levar ao superaquecimento do carregador ou umidade pode causar faíscas. A Apple também aconselhou verificações regulares de acessórios danificados.