O Chrome 73 ativa decodificadores de vídeo do Mojo para Linux. A próxima versão do Chrome 72 ativa os “Mojo Video Decoders” por padrão no Windows., Porém, esse marco está definido para ser realizado em sistemas Linux somente a partir do Chrome 73.
Decodificadores de Vídeo Mojo?
Este trabalho não tem sido divulgado pelo Google, tanto quanto muitos outros dos seus esforços em relação aos navegadores da web. Na verdade, há um patch que permitia a decodificação de código mais moderno para sistemas de desktop Linux. Já antes do final do ano, o código do Chrome/Chromium habilitava os Mojo Video Decoders por padrão nos sistemas Linux.
Desde o início de novembro, os decodificadores de vídeo Mojo foram ativados para Windows, macOS e Chrome OS. No entanto, devido ao timing, a ativação padrão para essas outras plataformas acabou no Chrome 72. Já a alteração padrão do Linux veio em dezembro e, portanto, nos arquivos do Chrome 73.
Como funciona o Mojo
O Mojo, já há vários anos, é o mecanismo de comunicação entre processos (IPC) usado pelo Chrome. Ou, mais especificamente, um formato de mensagem e biblioteca para passagem de mensagens inter e intraprocesso. O trabalho do Decodificador de Vídeo Mojo faz parte de seu esforço em uma nova camada de VDA (VDAv2) para decodificação de vídeo e para mover a implementação do decodificador de vídeo para o processo da GPU. Detalhes sobre isso através deste bug rastreador .
Basicamente, é um trabalho para melhorar a experiência de reprodução de vídeo no Chrome. A reprodução de vídeos do Chrome/Chromium no Linux há muito tempo está acostumada (ou pelo menos como é sentida por muitos usuários de desktop Linux) com bugs como esse. Então, mudar para o MojoVideoDecoder no Linux permitirá fazer melhorias adicionais no carregamento de vídeo no Linux.
Portanto, você viu neste post que o Chrome 73 ativa decodificadores de vídeo do Mojo para Linux