Logo após o lançamento do GNOME 3.36 “Gresik,” a equipe GNOME UX está se preparando para melhorar vários componentes que devem fazer parte da próxima versão 3.38. A v3.36 já é uma das versões mais elogiadas e ricas em recursos, trazendo uma experiência de usuário pronta para uso. Por exemplo, a tela de login e bloqueio reprojetada com suporte para vários usuários, que agora você pode abrir deslizando ou clicando.

Novas alternâncias “Não perturbe”, controle dos pais e muitos outros recursos contribuem para tornar o GNOME 3.36 um dos melhores ambientes de desktop. Passando para a próxima versão, vamos ver o que a equipe de desenvolvimento planeja aprimorar o GNOME Shell.

Grade de aplicativos em ordem alfabética. Conheça as melhorias previstas para o GNOME 3.38

Diferentemente do iniciador de aplicativos do KDE, semelhante ao Windows, o GNOME contém todos os aplicativos em uma estrutura semelhante a uma grade assim como nos smartphones. Além disso, o GNOME mantém duas seções: uma para aplicativos frequentes e outra para todos os aplicativos em ordem alfabética.

Portanto, você pode encontrar seu aplicativo favorito em qualquer uma das seções. No geral, esse método não traz uma experiência melhorada. Como resultado, a equipe do UX direciona o iniciador para torná-lo mais atraente, pessoal e fácil de encontrar quaisquer aplicativos.

Conheça as melhorias previstas para o GNOME 3.38

 

Organização de elementos nas atividades

Se você clicar no rótulo “Atividades”, presente no canto superior esquerdo da tela, terá uma visão geral contendo miniaturas de janelas, traços, pesquisas e áreas de trabalho. Você pode não encontrar problemas aqui. No entanto, a equipe acredita que o arranjo dos elementos poderia ser melhorado ainda mais.

 

Além disso, se você abrir a visão geral sem o aplicativo aberto, encontrará a seção do meio vazia.

 

Portanto, a seção de visão geral precisa de muitas mudanças que podem melhorar a experiência do usuário. É por isso que a equipe de desenvolvimento incluiu a visão geral das atividades na lista de aprimoramentos.

Navegação na área de trabalho usando o Touchpad

Conheça as melhorias previstas para o GNOME 3.38

A navegação entre vários espaços de trabalho usando gestos do touchpad sempre é incrível e oferece melhor controle (lembrando o touchpad do macOS). Portanto, o GNOME também suporta o deslizar com quatro dedos para cima e para baixo para navegação.

Entretanto, se você usa a distribuição Linux com o GNOME, deve achar difícil entrar e sair da visão geral. Navegar entre diferentes áreas, como o campo de pesquisa, também não funciona tão bem.

Mantendo isso em mente, a equipe do GNOME UX procura facilitar a navegação pelos espaços. Além disso, em vez de fazer vários gestos para cada movimento, eles planejam implementar um método simples.

Fossbytes