A Intel revelou mais informações sobre seus processadores Rocket Lake S-Series para desktops de 11ª geração. Os novos modelos de CPUs de 11ª geração da Intel terão 8 núcleos, como esperado. No entanto, eles ganharão em eficiência por meio da arquitetura Cypress Cove, que usa uma escala de 14 nanômetros, em vez de 10 nanômetros.
Com até 8 núcleos em vez de 10, os chips devem ser atraentes para jogadores que dependem mais da velocidade do clock. A Cypress Cove permitirá ganhos de “dois dígitos” no desempenho IPC, disse a Intel. Além disso, a Intel espera um ganho de 50% no desempenho da GPU em comparação com a última geração, graças à nova arquitetura gráfica Xe.
CPUs de 11ª geração da Intel terão 8 núcleos
A Intel já revelou que os chips de próxima geração vão se equiparar aos mais recentes da AMD com a adição de PCIe 4.0, com até 20 pistas. Isso permitirá o suporte de SSDs e outros periféricos muito mais rápidos. A Intel também está aprimorando o controlador de memória com suporte para velocidades de memória de até DDR4-3200.
Outros novos recursos incluirão suporte para novos controladores de mídia, incluindo HEVC em até 4K60p. Além disso, os chips oferecem suporte a DP1.4a, HDMI 2.0b e HBR3, com até três monitores 4K60p ou dois 5K60p. Finalmente, a Intel adicionou VNNI para melhorar o desempenho da IA.
Assim, os novos modelos Rocket Lake devem permitir que a Intel pelo menos acompanhe a AMD até que seus chips de 10 nanômetros finalmente cheguem. Por fim, teremos que esperar o lançamento dos chips no primeiro trimestre de 2021 para saber o preço e outros detalhes.
Fonte: Engadget