Hackers estão usando a popularidade do aplicativo Zoom para atingir trabalhadores remotos. Um relatório da TrendMicro diz que os hackers estão atraindo usuários a baixar o aplicativo Zoom de sites de terceiros, e os links não oficiais são fornecidos com o RevCode WebMonitor RAT, um malware espião.
Hackers estão usando o aplicativo Zoom para instalar malware espião
A ferramenta de acesso remoto (RAT) WebMonitor cria um backdoor no seu sistema para que os criminosos monitorem quase tudo o que você está fazendo no seu PC. O RAT pode ser usado para operações como registro de chaves, captura de tela e gravação de vídeo de uma webcam para roubar informações pessoais e úteis.
O relatório menciona que os hackers estão enviando links por meio de campanhas de e-mail de phishing, e o RAT é instalado na máquina de destino junto com o aplicativo Zoom.
Eles garantiram que o RAT se encerre se for executado em um ambiente virtual, pois envolve o risco de ser identificado por pesquisadores de segurança.
A combinação do RAT com o aplicativo Zoom legítimo elimina as chances de suspeita dos usuários, pois o aplicativo funciona perfeitamente e o software de monitoramento é instalado secretamente em segundo plano.
No entanto, percebe-se que os hackers geralmente usam a versão 4.6 do Zoom ao invés da versão 5.0 atual. Esse pode ser um dos sinais para os usuários vigilantes identificarem que há algo errado com o arquivo baixado.
Assim, sempre instale esses aplicativos em sites e fontes oficiais e evite usar lojas de aplicativos ou sites de terceiros.
Além disso, você pode usar as alternativas ao Zoom se não estiver satisfeito com a privacidade e a segurança oferecidas pelo Zoom.
Fonte: Fossbytes
Leia mais:
Atualização 5.0 do Zoom ajuda a interromper o ‘Zoombombing’ e melhora a criptografia
Como instalar o Zoom no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!