A demanda por redes virtuais privadas, ou VPNs, em Hong Kong aumentou mais de seis vezes na última quinta-feira, quando Pequim propôs novas leis de segurança nacional.
A Atlas VPN disse que o interesse na pesquisa pelo termo “VPN” aumentou 1.680% em 21 de maio em relação ao dia anterior.
Além disso, Rachel Welsh, diretora de operações da Atlas VPN, disse:
Se Hong Kong cair sob as mesmas restrições digitais que os cidadãos chineses em um futuro próximo, podemos esperar um interesse ainda maior em serviços de VPN.
Demanda por VPNs aumenta em Hong Kong
Hong Kong é governada sob a fórmula “um país, dois sistemas” que garante um alto grau de autonomia não visto na China continental. Além disso, Hong Kong desfruta de acesso irrestrito à internet, ao contrário do continente, onde sites como Google e Twitter são bloqueados.
A polícia de Hong Kong disse que prendeu mais de 180 pessoas no domingo, quando as autoridades dispararam gás lacrimogêneo e canhão de água para dispersar os protestos contra o governo sobre a legislação de segurança planejada.
A legislação de segurança visa combater as atividades de secessão, subversão e terrorismo.
Por fim, autoridades de Hong Kong e da China continental tentaram garantir aos investidores que seus interesses não seriam prejudicados. Além disso, disseram que as leis visariam apenas uma minoria de “causadores de problemas” que apresentavam “perigo iminente” à segurança nacional da China.
Fonte: Gadgets Now
Leia mais:
Manifestantes em Hong Kong usam aplicativos de mensagem offline
Óculos com inteligência artificial estão encontrando pessoas com coronavírus na China
A tecnologia está impulsionando o futuro da desobediência civil
China exige que EUA retirem sanções contra fornecedores de tecnologia