A distribuição GeckoLinux baseada no openSUSE tem uma nova versão para sua série ROLLING. Para quem não sabe, esta distribuição Linux é derivada diretamente dos repositórios openSUSE Tumbleweed e Packman não modificados. Assim, a principal novidade da Distribuição GeckoLinux é que ela muda para Btrfs por padrão e, além disso, está oferecendo ambientes GNOME 40.1, LXQt 0.17 e Budgie 10.5.3.
As edições GeckoLinux ROLLING 999.210517 estão agora disponíveis para download. Todas elas foram compiladas com pacotes openSUSE Tumbleweed e Packman não modificados. Além disso, vêm com uma grande mudança para aqueles que desejam instalar esta distribuição orientada para desktop, usando Btrfs como sistema de arquivos padrão para a instalação guiada.
Por maioria de votos, o sistema de arquivos padrão para as várias opções de instalação guiada do Calamares agora é o Btrfs com compactação de dados Zstd transparente, disseram os desenvolvedores no anúncio de lançamento do GitHub.
Distribuição GeckoLinux muda para Btrfs oferecendo ambientes GNOME 40.1, LXQt 0.17 e Budgie 10.5.3
Embora o Btrfs seja agora o sistema de arquivos padrão para novas instalações, a instalação existente do GeckoLinux ROLLING não será afetada na próxima vez que você atualizar o sistema. Além disso, se você deseja instalar o GeckoLinux com outro sistema de arquivos, você pode selecionar um dos vários sistemas de arquivos suportados através da opção de particionamento personalizado.
Além de habilitar o Btrfs como sistema de arquivos padrão, a nova versão GeckoLinux ROLLING também habilita a troca zRAM e o daemon EarlyOOM para evitar que o sistema congele em situações de pouca memória. Além disso, o driver gráfico xf86-video-amdgpu agora é usado por padrão para o hardware AMD Ryzen mais recente.
Se você é fã do desktop GNOME 40 o GeckoLinux ROLLING agora está sendo fornecido com o lançamento do GNOME 40.1. As outras edições também foram atualizadas para os ambientes de desktop mais recentes, incluindo LXQt 0.17, Budgie Desktop 10.5.3, KDE Plasma 5.21.5, Xfce 4.16, Cinnamon 4.8.6 e MATE 1.24.
O GeckoLinux continua focado na eliminação de pontos problemáticos e no aprimoramento de sua configuração original pronta para uso, além da base estável e flexível do openSUSE. Formatos de mídia proprietários são reproduzidos imediatamente, e aplicativos adicionais de multimídia instalados pelo usuário funcionam automaticamente com codecs de mídia restritos, graças à inclusão priorizada do repositório Packman. Driver de hardware proprietário e suporte de firmware também foram incluídos, tanto quanto possível. Os repositórios do Google e do Skype também são configurados prontos para uso para instalação opcional do usuário de aplicativos proprietários desses fornecedores. Pacotes RPM de terceiros podem ser facilmente instalados usando o gerenciador de pacotes YaST gráfico, e vários ajustes de configuração estão incluídos para modificar o comportamento de gerenciamento de pacotes padrão do openSUSE. GeckoLinux usa o instalador do sistema Calamares, fornecendo opções fáceis, mas poderosas para a instalação confiável do sistema ao vivo.
Faça o download do GeckoLinux em https://geckolinux.github.io e encontre mais informações sobre o que torna o GeckoLinux diferente do openSUSE. Muito obrigado, divirta-se!
Todas as edições são baseadas no kernel Linux 5.12.
Via 9to5Linux