A distribuição Porteus Kiosk 5.1 foi lançada para aqueles que querem um sistema operacional poderoso e seguro para implantar em computadores de acesso público.
O Porteus Kiosk 5.1 chega como uma atualização de manutenção que eleva as versões dos componentes instalados a versões mais recentes e também apresenta várias melhorias e novos recursos.
Distribuição Porteus Kiosk 5.1
A distribuição está usando o kernel Linux 5.4.70 LTS, bem como o navegador de código aberto ESR Mozilla Firefox 78.3.1 mais recente, que é acompanhado pelo navegador Google Chrome 85. O Firefox incluído nesta versão é um marco importante, pois usa a série ESR (Extended Support Release) mais recente.
Além disso, o Firefox não permite mais que os usuários acessem os URLs irc:// e ircs://, que podem ser usados por invasores para desbloquear o perfil do navegador padrão e executar outros aplicativos no sistema.
Esta versão também apresenta um novo parâmetro persistence=wipe que permite aos administradores limpar a pasta /home do convidado da partição persistente, junto com o suporte a stub EFI, que é necessário para inicializar o Porteus Kiosk em alguns computadores HP baseados em EFI.
Além disso, a inicialização PXE deve funcionar melhor agora devido aos drivers Broadcom e Realtek PHY do kernel; e o suporte de áudio USB foi aprimorado para oferecer compatibilidade com mais dispositivos.
O Porteus Kiosk 5.1 adiciona informações VAAPI (API de aceleração de vídeo) ao log de depuração, para tornar mais fácil para o desenvolvedor ou administradores encontrar os codecs de vídeo usados para decodificação de hardware baseada em GPU.
Você pode baixar o Porteus Kiosk 5.1 agora mesmo do site oficial. O Porteus Kiosk funciona apenas em computadores com processadores Intel ou AMD (não funciona em dispositivos ARM).
Fonte: 9to5Linux
Distribuição brasileira Linuxfx lança versão estável 10.6 com WXDesktop 1.0.6