Edge passa a informar à Microsoft as pesquisas feitas no navegador

Edge passa a informar à Microsoft as pesquisas feitas no navegador
Edge passa a informar à Microsoft as pesquisas feitas no navegador

Se você já não confiava muito na Microsoft e seus produtos, é bom ficar ainda mais atento. É que o navegador Edge passa a informar a Microsoft sobre as pesquisas que você faz, seja qual for o mecanismo de pesquisa. No entanto, você pode desativá-lo. Esse envio ocorre por padrão.

Portanto, o recurso não se limita ao Bing Search. Assim, esse mecanismo informa à Microsoft sobre pesquisas em todos os mecanismos, incluindo Google, DuckDuckGo ou StartPage, por usuários do Edge, se a configuração estiver habilitada. E se você estiver desatento com o que já foi dito, isso está habilitado por padrão.

Um repórter do gHack abriu o Microsoft Edge e viu que o Microsoft Edge Support mostrou a ele uma janela pop-up logo após o lançamento. Essa janela tinha um pedido importante: poderia ajudar a melhorar as pesquisas. Além disso, dizia que a Microsoft “coletará os resultados das pesquisas do seu navegador para melhorar os produtos e serviços da Microsoft”.

Este anúncio também esclareceu que os dados coletados pela Microsoft “nunca são associados” ao usuário ou ao dispositivo.

Edge passa a informar à Microsoft as pesquisas feitas no navegador

Edge passa a informar à Microsoft as pesquisas feitas no navegador.

De fato, o jornalista acessou as configurações e lá verificou que o Microsoft Edge havia ativado essa possibilidade, que antes estava desativada. 

Por isso é recomendável que cada usuário do Edge dê uma olhada em suas configurações.

A configuração em questão se chama “Ajude a melhorar os produtos Microsoft enviando resultados de pesquisa na web” e está na seção de privacidade. Acesse seu navegador Edge e clique nos três pontos horizontais no canto superior direito. Acesse as configurações. Uma vez dentro da configuração, procure na coluna da direita a opção “Privacidade, pesquisa e serviços”.

Aparecem várias opções onde você pode controlar sua privacidade em várias áreas de uso do navegador (por exemplo, agora descobri que ativei a opção de permitir que os sites verifiquem se eles salvaram métodos de pagamento “algo que não estou interessado tendo ativado). E aí você pode ver se a função que diz: “Ajude a melhorar os produtos Microsoft enviando os resultados das pesquisas na Web” está ativada. Se a guia estiver em branco e à esquerda, ela está desativada. está em azul e à direita ativado, aí você decide o que fazer.

Com ele habilitado, a Microsoft pode coletar A Microsoft pode coletar o termo que você está procurando, os resultados da pesquisa que são mostrados a você, a interação que você faz com os resultados da pesquisa, incluindo os links que são clicados e dados demográficos, com base em informações específicas para Microsoft.

Via Genbeta