GIMP, o editor de imagens gratuito e de código aberto mais popular lançou uma nova versão. Este é o GIMP 2.10.14, e se não ouvimos falar sobre seu lançamento até hoje (aconteceu no domingo), é porque eles não publicaram nada nas redes sociais e porque atualmente está disponível apenas na versão Flatpak.
No entanto, a equipe de desenvolvimento do GIMP diz que é um lançamento menor, principalmente para corrigir bugs, mas que inclui alguns desenvolvimentos pendentes.
Entre esses desenvolvimentos, pode haver um que, no início do artigo, não pude verificar usando a versão Snap que ainda não foi atualizada.
Pois, falo de uma com relação às camadas que na versão anterior (v2.10.12) cortam parte de alguns efeitos se excederem o tamanho original da camada. Abaixo você tem a lista de notícias que já podemos ver no Flathub.
Novidades do editor de imagens GIMP 2.10.14
- Menu Visualizar: nova opção “Mostrar tudo” para revelar pixels fora do limite da tela.
- Filtros: nova opção de “Recortar” para permitir o redimensionamento da camada, quando relevante.
- Ferramentas:
- Selecione o primeiro plano: novo modo de visualização “Escala de cinza”; seletor de cor/opacidade para a visualização “Cor”;
- Ferramenta de seleção gratuita: interação aprimorada de copiar e colar;
- Ferramentas de transformação: novo tipo de transformação de imagem para transformar a imagem inteira.
- Preferências: nova configuração “Permitir edição em camadas não visíveis”.
- Importar/exportar HEIF: suporta perfil de cores.
- Exportação de PDF: as camadas de texto nos grupos de camadas agora são exportadas como textos.
- Importação TIFF: agora pergunte como processar canais TIFF não especificados.
Diferentemente da maioria dos softwares de desktop, o GIMP 2.10.14 já está disponível para Linux, mas ainda não está disponível para Windows e macOS porque a versão oficial da Web ainda não foi atualizada.
No momento, para poder usar a versão mais atualizada, temos apenas a opção do pacote Flatpak.
Em breve, eles deverão atualizar o pacote Snap, o site e, posteriormente, a versão dos repositórios oficiais do Ubuntu e outras distribuições do Linux.
Via: Ubunlog