O defensor de direitos humanos e da luta por privacidade dos cidadãos, Edward Snowden vendeu seu primeiro NFT. Em um leilão, ele recebeu um valor significativo de 2.224 Ethereum (aproximadamente $ 5,5 milhões de dólares). O NFT é uma obra de arte com o rosto de Snowden feito das páginas da decisão do tribunal de apelações dos EUA que considerou o programa de vigilância da NSA ilegal.
O que é NFT?
Caso você não saiba, Non-Fungible Tokens ou NFTs permitem que os usuários comprem e vendam itens digitais que são verificados usando blockchain. Atualmente, os NFTs são compatíveis com os padrões Ethereum ERC-721 e ERC-1155. Ao contrário da moeda normal ou criptomoeda, os NFTs são exclusivos e não são intercambiáveis.
Edward Snowden vende primeiro NFT por US$ 5,5 milhões
Os NFTs ganharam popularidade recentemente com o boom da criptomoeda e os artistas agora os estão adotando como uma forma de vender seu trabalho on-line. Recentemente, o fundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey, vendeu seu primeiro tweet como um NFT por US$ 2,9 milhões.
Como Dorsey, Snowden não embolsará o dinheiro e, em vez disso, ele será doado à Freedom of the Press Foundation, onde Snowden é presidente junto com o ator John Cusack, o denunciante Daniel Ellsberg e Glenn Greenwald.
Comentando sobre a venda, Trevor Timm, Diretor Executivo da Freedom of the Press Foundation disse:
Agradecemos o impacto contínuo da denúncia de Snowden, e talvez não haja melhor lembrete desse impacto do que a primeira decisão sobre os programas que ele expôs. Estamos muito entusiasmados em usar os resultados deste leilão para ajudar a continuar nosso trabalho de desenvolvimento e melhoria de tecnologia que pode proteger jornalistas e suas fontes, como SecureDrop, nosso sistema de envio de denúncias de código aberto.
Edward Snowden divulgou a seguinte declaração por meio da Freedom of the Press Foundation:
As aplicações emergentes de criptografia podem desempenhar um papel importante no apoio aos nossos direitos. Este leilão irá impulsionar o desenvolvimento de valiosos usos de criptografia para proteger a privacidade, para salvaguardar a liberdade de imprensa e servir ao público.
Snowden atualmente mora em Moscou e recentemente ganhou residência permanente na Rússia. A Rússia também fez certas emendas em suas leis que permitiram a Snowden solicitar a dupla cidadania russo-americana junto com sua esposa Lindsay Mills. No ano passado, um tribunal dos EUA decidiu a favor de Snowden e considerou que o programa de vigilância em massa da NSA violava a constituição dos EUA.
Via Neowin