Escuelas Linux 6.13 traz OBS Studio e Kolibri

Escuelas Linux 6.13 traz OBS Studio e Kolibri

Acaba de sair mais uma edição do sistema operacional Escuelas Linux. A nova versao do Escuelas Linux 6.13 traz programas famosos como OBS Studio e Kolibri, que podem dar um suporte extra durante as aulas on-line em tempos de pandemia. O sistema usa como base o Bodhi Linux.

Escuelas Linux é uma distribuição educacional, desenvolvida para a implementação de Software Livre para educação pré-escolar e pré-universitária.

A última versão do Escuelas Linux 6.13 chega dois meses depois de Escuelas Linux 6.12 para apresentar dois novos aplicativos que agora estão pré-instalados na imagem.

Escuelas Linux 6.13 traz OBS Studio e Kolibri

Escuelas Linux 6.13 traz OBS Studio e Kolibri

Estes são os famosos softwares de gravação de vídeo e transmissão ao vivo OBS Studio, que são ideais para professores e alunos compartilharem seus conhecimentos. Outra novidade é o programa Kolibri, um ecossistema adaptável para ensino e aprendizagem offline e de alta qualidade, e é ideal para lugares onde não há conexão com a Internet.

A versão Escuelas Linux 6.13 também apresenta aplicativos atualizados, começando com:

Também estão incluídos na nova versão:

  • a ferramenta eXe Learning 2.5.1 para criar conteúdo educacional interativo da web;
  • editor Inkscape 1.0.2 SVG;
  • aplicativo de pintura digital Krita 4.4.2;
  • editor de texto Leafpad 0.8.18.1-6;
  • pacote de escritório OnlyOffice Desktop Editors 6.2;
  • sistema de álgebra computacional wxMaxima 21.01.0-27;
  • bem como o aplicativo de monitoramento de computador e gerenciamento de sala de aula Veyon 4.5.4.

Como parte do lançamento do Escuelas Linux 6.13, a equipe também atualizou seu famoso Developer Pack, que adiciona uma camada extra de aplicativo voltada para desenvolvedores. Os ambientes de desenvolvimento integrado Android Studio 4.1.3 e Eclipse IDE 2021-03 estão entre os aplicativos mais importantes ??incluídos no Developer Pack 2.5.

Vários bugs também foram corrigidos para resolver um problema ao atualizar o aplicativo Telegram Desktop, garantir que as ações do touchpad tocar para clicar sejam registradas em alguns laptops, tornar as caixas de diálogo Abrir/Salvar adequadas para telas pequenas e forçar o uso da caixa de diálogo esudo o tema padrão.

Escuelas Linux 6.13 usa o desktop Moksha desenvolvido em colaboração com Bodhi Linux.

O Escuelas Linux tem duas edições: 32 bits e 64 bits, em inglês e espanhol. 

Recomendamos o uso da edição de 32 bits em computadores com pelo menos 512 MB de RAM e 40 GB de espaço em disco.

Recomendamos o uso da edição de 64 bits em computadores com mais de 3 GB de RAM ou com Windows 8 a 10 pré-instalado (sistemas UEFI).

O Manual de instalação em PDF em inglês também está disponível para download.

 Quem quiser baixar as novas imagens do sistema operacional deve ficar atento para as versões em inglês e espanhol que estão no site oficial.

Via 9to5Linux