Para acelerar a pesquisa de possíveis medicamentos e vacinas para a COVID-19, cientistas terão acesso a alguns dos supercomputadores mais poderosos dos Estados Unidos.
Estados Unidos usa supercomputadores para combater a COVID-19
Em resposta à pandemia da COVID-19 que varre o mundo, a Casa Branca lançou o COVID-19 HPC Consortium, permitindo que os pesquisadores acessem os supercomputadores dos EUA. O COVID-19 HPC Consortium é um consórcio público-privado, liderado pela Casa Branca, pelo Departamento de Energia dos EUA e pela IBM. Além disso, a iniciativa inclui algumas outras organizações governamentais, empresas de tecnologia e institutos acadêmicos.
Google Cloud, Microsoft, AWS e HPE estão em parceria com o consórcio para oferecer poder de computação. Além disso, os laboratórios do Departamento de Energia proprietários dos supercomputadores Summit e Sierra também aderiram ao consórcio.
Os laboratórios do Departamento de Energia não são estranhos à supercomputação. Além disso, os supercomputadores mencionados acima são de particular relevância.
IBM, along with the White House Office of Science and Technology Policy and the U.S. Department of Energy, is helping to launch the #COVID19 High Performance Computing Consortium.
Learn more: https://t.co/KI0eiFwruJ pic.twitter.com/GNPEJOdUAa
— IBM (@IBM) March 22, 2020
Atualmente, o consórcio está fornecendo aos pesquisadores acesso a 16 supercomputadores, com 330 petaflops combinados de computação em 775.000 núcleos de CPU e 34.000 GPUs. Além do notável Summit, que os cientistas já usaram na COVID-19, a NASA e a NSF também estão permitindo o acesso aos seus sistemas de supercomputadores.
No fim de semana passado, o Folding@home relatou que mais de 400 mil usuários se inscreveram para o projeto. Dessa forma, o Folding@home chegou a mais de 470 petaflops de desempenho de computação distribuída para desvendar mistérios que envolvem as proteínas da COVID-19.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, fique à vontade para acompanhar as matérias no canal do site no Telegram.
Fonte: Tech Spot
Leia mais:
Projeto ganha acesso a mais de 470 petaflops de poder computacional para pesquisar a COVID-19